Confiança e desempenho da construção aumentam em julho
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção de julho, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A pesquisa foi realizada com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) (Foto: Panumas Yanuthai/Shutterstock)
17/08/2022 | 15:36 – A Sondagem da Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (17), constatou que o setor da construção manteve patamares satisfatórios nos níveis de atividade e emprego durante o mês de julho. Isso porque tanto a confiança do empresário do setor quanto o desempenho do ramo registraram resultados promissores no sétimo mês do ano.
A pesquisa, realizada com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apontou que também houve incremento do parâmetro relativo à atividade na área, contribuindo para revisões, e, consequentemente, reduções nas previsões do PIB da Construção Civil.
Diante dos resultados, a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, reforçou que a tendência é que as atividades sigam aumentando. Até o momento, o índice de confiança já alcançou os 60 pontos em agosto.
A economista reiterou, também, que as últimas medidas adotadas para o programa Casa Verde e Amarela (CVA) foram de extrema relevância nos últimos tempos. “O empresário pode estar projetando novas contratações o que, aliado às estimativas de maior crescimento da economia neste ano, impulsiona a sua confiança. A intenção de investimento do empresário da construção atingiu o maior patamar desde 2014. Caso se confirme, certamente registrará reflexos muito positivos para a economia brasileira”, pontuou.
A avaliação do empresário sobre a economia brasileira e sobre as expectativas para os próximos seis meses contribuiu diretamente para o resultado promissor, já que as projeções de crescimento para a economia brasileira neste ano estão em cerca de 2%, e as reduções nas projeções para a inflação nacional estão em aproximadamente 7,1%.

