Confiança dos empresários permanece estável em abril, diz FGV
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O Índice de Confiança da Construção manteve 82,5 pontos em abril. Percepção dominante entre os empresários é de que a atividade se mantém no patamar de um ano atrás

Índice de Situação Atual aumentou 1 ponto no mês de abril e alcançou 73 pontos, retornando ao nível de outubro de 2018 (Créditos: Aisyaqilumaranas/ Shutterstock)
07/05/2019 | 10:38 - Conforme apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou estabilidade em abril frente a março, permanecendo em 82,5 pontos.
Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE, “a percepção dominante entre os empresários é de que a atividade se mantém no patamar de um ano atrás. O pessimismo com os negócios está aumentando. A sondagem de abril reforça a percepção de que o setor não está conseguindo deslanchar como se esperava, refletindo um cenário bastante incerto para o investimento em 2019”.
O Índice de Situação Atual, que apura a confiança do empresário da construção no momento presente, aumentou 1 ponto no mês de abril e alcançou 73 pontos, retornando ao nível de outubro de 2018. O índice foi impactado, principalmente, pelo indicador que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios, que cresceu 2 pontos, ficando em 75,6 pontos.
O Índice de Expectativas (IE-CST) – cálculo da confiança do empresário da construção para os próximos meses – caiu 1,1 ponto, chegando a 92,4 pontos. A queda foi influenciada pela diminuição da expectativa em relação aos negócios para os próximos seis meses, principalmente em função da baixa demanda por novas obras.
Além disso, o Nível de Utilização da Capacidade do setor (Nuci) teve alta 0,9 ponto percentual e alcançou 66,2%.

