menu-iconPortal AECweb

Confiança da indústria cai em outubro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ouviu 1.459 empresas

foto de um trabalhador de indústria conferindo se um produto, no caso, uma cerveja, está de acordo com os padrões de qualidade do local
De 1.459 empresas ouvidas na avaliação, 572 eram de pequeno porte, 535 médias empresas e 352 de grande porte (Foto: Joa Souza/Shutterstock)

14/10/2022 | 10:19  Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu 2,6 pontos em outubro. A apuração reuniu declarações de 1.459 empresas, sendo 572 de pequeno porte, 535 médias empresas e 352 de grande porte

Com a variação, o Icei estabilizou-se em 60,2 pontos — resultado que, apesar do declínio, permanece indicando confiança do setor, já que se manteve acima da linha de corte de 50 pontos. A marca separa a confiança da falta de confiança.

Segundo a CNI, o Índice de Expectativas — que integra o Icei e reflete a expectativa dos empresários em relação aos próximos seis meses — foi a principal causa para o declínio. O indicador caiu 3,2 pontos e foi para 61,8 pontos. Entretanto, como se manteve acima da marca de 50 pontos, ele ainda representa otimismo (embora moderado) do setor.

Já o Índice de Condições Atuais caiu 1,5 ponto e foi para 56,9 pontos. “Mesmo assim continua com um valor positivo e apontando melhora da percepção do momento atual da economia brasileira e das empresas em relação aos seis meses anteriores. A melhora, porém, é mais moderada que em setembro, especialmente na avaliação dos empresários com relação às suas próprias empresas”, anunciou a CNI.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: