menu-iconPortal AECweb

Confiança da construção tem leve crescimento em julho

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo Sondagem Indústria da Construção, índice de confiança cresceu 3,7 pontos, chegando a 46,3 pontos. Apesar do aumento, resultado revela pessimismo dos empresários

A pesquisa apurou, ainda, que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção passou de 37,1 pontos em maio para 44,3 pontos em junho (Créditos: Bannafarsai_Stock/ Shutterstock)

30/07/2020 | 11:47 - Conforme a Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho, índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) teve alta de 3,7 pontos, chegando a 46,3 pontos. Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do índice, após as fortes quedas em março e abril.

Apesar do resultado, o indicador segue abaixo da média histórica de 53,5 pontos, o que revela falta de confiança dos empresários.

Os componentes do ICEI-Construção apontam para uma perspectiva menos negativa para os próximos seis meses, uma vez que o Índice de Expectativas aumentou 4,4 pontos entre junho e julho e o de condições atuais cresceu 2,3 pontos.

A pesquisa apurou, ainda, que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção passou de 37,1 pontos em maio para 44,3 pontos em junho, chegando próximo à medida histórica de 45,4 pontos.

O índice de evolução do número de empregados registrou 43,3 pontos e também está próximo de sua média histórica de 43,8 pontos.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) aumentou 2 pontos percentuais em junho frente a maio e chegou a 55%. Apesar da melhora, a ociosidade do setor permanece elevada e a UCO segue abaixo de sua média, de 61%.

O índice de intenção de investimento, por sua vez, segue em nível baixo, mas registrou alta de 3,8 pontos em relação a junho, alcançando 34,8 pontos, resultado que supera a média histórica de 34,1 pontos. O índice ainda segue distante do patamar em que estava no período pré-crise, quando registrava valores acima de 40 pontos.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 453 empresas, sendo 159 pequenas, 196 médias e 98 de grande porte.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: