Confiança da construção se aproxima de patamar anterior à pandemia
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
FGV apurou que o ICST cresceu 4,1 pontos em agosto, chegando a 87,8 pontos. Índice recuperou 82% dos pontos perdidos em março e abril deste ano

A alta registrada em agosto foi influenciada pela percepção menos pessimista dos empresários da construção tanto em relação à situação atual quanto nos próximos meses (Créditos: Alf Ribeiro/ Shutterstock)
31/08/2020 | 15:10 - Conforme apuração da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção (ICST), em agosto, avançou 4,1 pontos, chegando a 87,8 pontos. Após quatro meses consecutivos de alta, o índice recuperou 82% dos pontos perdidos em março e abril deste ano.
“A sondagem mostra que a confiança dos empresários da construção está próxima do patamar pré-Covid, refletindo a evolução favorável de seus dois componentes. Contudo, mesmo com a retomada a um cenário anterior de atividades, o ciclo produtivo foi afetado, uma vez que durante a pandemia muitos negócios foram adiados ou cancelados. Para 35,6% das empresas, os negócios continuam fracos, contra 29% em fevereiro, o que significa que a retomada está sendo mais difícil para algumas delas”, avaliou Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre.
A alta, registrada em agosto, foi influenciada pela percepção menos pessimista dos empresários da construção em relação à situação atual, e de menor pessimismo em relação aos próximos meses.
O Índice de Expectativas (IE-CST) – cálculo da confiança do empresário da construção para os próximos meses – cresceu 2,4 pontos, alcançando 94,1 pontos. Tanto o indicador de demanda prevista quanto o de tendência dos estoques apresentaram alta, alcançando 94 pontos e 94,1 pontos, respectivamente.
Quanto ao Índice de Situação Atual (ISA-CST), que apura a confiança do empresário da construção no momento presente, ele aumentou 6,8 pontos, chegando a 84 pontos.
Já o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor aumentou 3,6 pontos percentuais, para 73,5%.

