Confiança da construção cresce 1,2 ponto em junho, diz CNI
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Sondagem Indústria da Construção aponta que índice do nível de atividade no setor ficou em 46,9 pontos, resultado 1,1 ponto acima do registrado em abril

O nível de uso da capacidade operacional não se alterou, permanecendo com 56% e indicando elevada ociosidade no setor (Créditos: CHAIYA/ Shutterstock)
02/07/2019 | 08:39 - Após cinco meses de quedas consecutivas, a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou que, em junho, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) cresceu 1,2 ponto face a maio, chegando a 57 pontos. O resultado apurado foi impactado pelas perspectivas de melhoras no desempenho das empresas e da economia no próximo semestre. Conforme as características da pesquisa, valores acima de 50 pontos são considerados cenários otimistas.
O índice do nível de atividade no setor ficou em 46,9 pontos em maio, resultado 1,1 ponto acima do registrado no mês anterior. Na comparação com maio do ano passado, o índice teve alta de 2,5 pontos. O índice de emprego cresceu para 45 pontos, 0,9 ponto maior que o de abril e 0,7 ponto superior ao mesmo período do ano passado. O nível de uso da capacidade operacional não se alterou, permanecendo com 56% e indicando elevada ociosidade no setor.
Quanto ao índice de expectativa em relação ao nível de atividade, o resultado em junho foi 1,2 ponto superior ao de maio, ficando em 54,4 pontos. O indicador de novos empreendimentos e serviços teve alta de 0,7 ponto, chegando a 52,9 pontos. A expectativa de número de empregados e a de compra de matérias-primas e insumos também totalizaram 52,9 pontos em junho, subindo 0,8 ponto e 1 ponto, respectivamente, cada índice.
O índice de intenção de investimentos manteve-se praticamente estagnado em junho, com 33 pontos – 0,1 ponto acima de maio.
A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 497 empresas, sendo 174 pequenas, 215 médias e 108 de grande porte.

