menu-iconPortal AECweb

Concrete Show volta ao modelo presencial com muita inovação

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Mais de 300 marcas (nacionais e internacionais) apresentaram equipamentos, serviços, materiais e tecnologias. Também aconteceram palestras, cursos e workshops

concrete show 2022
A 13ª edição do Concrete Show teve a presença de grandes marcas, como Yanmar, Quartzolit, Penetron e mais (Foto: Portal AECweb)

10/08/2022 | 13:20 – Em sua 13ª edição, o Concrete Show South America retornou ao modelo presencial após dois anos acontecendo apenas pela Internet. Palco para a exposição de grandes inovações em equipamentos, serviços, materiais e tecnologia de mais de 300 marcas (nacionais e internacionais), a feira ocupou — mais uma vez — o São Paulo Expo. Além disso, promoveu palestras, cursos e workshops.

O evento também contou com uma plataforma exclusiva para atender às necessidades do público on-line.

Além das exposições, três grandes atrações foram apresentadas:

“Mega Demo” Paredes de Concreto, que mostrou o passo a passo de construção do sistema parede de concreto;
Escola móvel de energias renováveis do Senai: uma unidade móvel que apresentou experiências e estudos de caso acerca de diversas aplicações das energias fotovoltaica e eólica no País;
Mini Usina de Concreto, da 4Constru Holding, que apresentou o ciclo completo de uma impressão 3D (composto desde a miniusina para a estrutura da argamassa e do sistema de bombeamento até a impressão em si).

concrete show 2022
O Senai levou uma escola móvel de energias renováveis (Fotos: Divulgação/Portal AECweb)

EXPOSITORES

Entre os expositores, destaque para a ArcelorMittal, uma das patrocinadoras do evento, que abordou três iniciativas:
1.O caminhão escola de capacitação profissional, que propõe ensino gratuito de técnicas de construção civil à população, em cursos gratuitos de quatro horas;
2.O lançamento oficial da plataforma de cursos “Parceiro da Construção”, uma joint-venture, entre a empresa e o Grupo Saint-Gobain, voltada para a educação;
3. A “estreia” do Vergalhão CA50 Soldável de Alta Resistência (CA50/S) XCarb, que salienta o objetivo da empresa de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço.

concrete show 2022
O caminhão escola da ArcelorMittal propõe ensinos gratuitos de técnicas da construção civil; já o Vergalhão XCarb segue as doutrinas sustentáveis da empresa (Fotos: Portal AECweb)

O Grupo Saint-Gobain também marcou presença no Concrete Show, com o lançamento da Quartzolit Profissional — submarca da Quartzolit focada no canal de vendas técnicas e em grandes obras.

Divididas em categorias (reparo, reforço, proteção de estruturas de concreto e pisos resinados), as soluções da Quartzolit Profissional são ideais para obras de saneamento, energia, indústria e infraestrutura.

“Como grandes obras exigem acompanhamento, temos equipes por todo o Brasil para auxiliar na especificação de materiais de alta responsabilidade técnica. Nossos times também podem realizar treinamentos, prestar assistência técnica e demonstrar produtos nas obras. São grupos multidisciplinares preparados para atender às demandas e às exigências de grandes construções”, detalha Débora Moreira de Oliveira, analista de produtos da linha de Concrete Works.

Vale ressaltar que a Quartzolit Profissional já possui site próprio e perfis nas redes sociais.

concrete show 2022
Quartzolit Profissional: focada no canal de vendas técnicas e em grandes obras. (Foto: Portal AECweb)

A Liebherr aproveitou o Concrete Show para apresentar, pela primeira vez em uma feira de negócios, a Betoneira HTM versão Lightweight — que se destaca por ser mais leve e por aumentar a capacidade líquida transportada, respeitando a lei da balança e os limites nominais do equipamento.

“A Betoneira HTM Lightweight foi desenvolvida para atender às necessidades do mercado. Combinada com um caminhão igualmente mais leve, aumenta a capacidade de transporte do equipamento em, aproximadamente, um metro cúbico. Além disso, a leveza que proporciona mantém a qualidade e a velocidade da mistura inalteradas. Atualmente, são 350 unidades em operação no Brasil”, afirma Tatiana Bielefeld, Coordenadora de Marketing da Libherr.

A empresa expôs, ainda, uma betoneira reformada, com a proposta de oferecer o “novo de novo”. Assim, os proprietários de betoneiras de qualquer marca podem submetê-las a avaliações e contratarem serviços de reformas específicas ou totais, incluindo componentes individuais, proporcionando às máquinas uma operação com mais um ciclo total de vida.

concrete show 2022
A Betoneira HTM versão Lightweight se destaca por ser mais leve e por aumentar a capacidade líquida transportada, (Foto: Portal AECweb)

Ainda no segmento de máquinas e equipamentos, a Yanmar levou duas novidades para o São Paulo Expo. Lançadas no início de 2022, a mini pá carregadeira V3 e a mini escavadeira SV100 foram os destaques do estande.

Ideal para trabalhos em pequenos depósitos de materiais de construção ou movimentações de areia e pedra no canteiro, a V3 é uma máquina articulada sem concorrentes no mercado nacional.

Já a SV100 tem acoplado um martelo rompedor para demolição. De acordo com Pedro Ferreira, supervisor da filial de fábrica da Yanmar, a máquina também é indicada para outras aplicações.

“Com peso operacional de 10 mil kg, pode receber uma perfuratriz para realizar a abertura de valas ou perfurar alicerces”, exemplifica. Além disso, conta com braço articulado que facilita a execução de diversas operações e tem ótimo custo-benefício.

concrete show 2022
A mini pá carregadeira V3 e a mini escavadeira SV100 foram os destaques do estande da Yanmar (Foto: Portal AECweb)

O setor de soluções sustentáveis também esteve recheado de inovações tecnológicas. A Penetron, por exemplo, mostrou que está investindo no mercado de saneamento, principalmente, após a sanção do Novo Marco Legal.

“A engenharia nacional tem o desafio de trazer 100 milhões de brasileiros para o sistema de tratamento de esgoto”, destaca Emilio Takagi, diretor técnico da empresa. E para ajudar a superar esse desafio, a Penetron desenvolve soluções que aumentam a durabilidade de estruturas críticas, que estão constantemente expostas a ambientes agressivos.

“Com a nossa tecnologia, queremos, no mínimo, dobrar a vida útil das estruturas”, ressalta Takagi.

No estande da empresa foram expostos diversos produtos, como o Penetron Admix — aditivo redutor de permeabilidade que promove a autocicatrização do concreto. Outro destaque foi o rastreador químico sensível aos raios ultravioleta (UV), que consegue identificar as peças de concreto que receberam o Admix (mesmo em estruturas com mais de 20 anos).

concrete show 2022
Produtos da Penetron visam dobrar a vida útil das estruturas de concreto (Fotos: Portal AECweb)

Por fim, a Aço Verde do Brasil levou a primeira usina siderúrgica de carbono neutro do mundo, certificada pela SGS. Ela estava acompanhada do fio-máquina e dos vergalhões CA50 — utilizados na confecção de arames, cabos e barras para construção mecânica —, e CA60 — utilizados na indústria de corte e dobra, que servem como matéria-prima de produtos como armaduras treliçadas e estribos.

concrete show 2022
Aço Verde apresentou a primeira usina siderúrgica de carbono neutro do mundo certificada pela SGS (Foto: Portal AECweb)
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: