menu-iconPortal AECweb

Concrete Show 2023: inovação e conteúdo técnico marcam o evento

Texto: Vinícius Veloso

Portal de entrada do Concrete Show 2023
O Concrete Show aconteceu no Expo São Paulo (Foto: Vinícius Veloso)

10/08/2023 | 17:25 – Considerado um dos maiores eventos da cadeia construtiva na América Latina, o Concrete Show South America chegou a sua 14ª edição em 2023. A feira, realizada entre os dias 08 e 10 de agosto, se expandiu em relação ao ano passado e ocupou área 34% maior do Expo São Paulo, centro de convenções localizado na capital paulista. Foram mais de 375 marcas expositoras e 18 mil visitantes, público qualificado que teve a oportunidade de praticar o networking e conhecer as mais recentes tecnologias e tendências do mercado.

Com inspiração no World of Concrete (WoC) — evento realizado há cinco décadas em Las Vegas (EUA) —, o Concrete Show trouxe ao Brasil debates importantes para o futuro da cadeia produtiva. Temas como sustentabilidade, eficiência e capacitação profissional foram recorrentes tanto nos estandes das empresas quanto nas áreas reservadas para apresentações técnicas. Um desses espaços foi a Arena 120 Ideias, que recebeu palestras gratuitas de 30 minutos sobre o que há de melhor em boas práticas, novas teorias e evoluções dentro do setor da construção.

Nesse palco, destaque para o conteúdo exposto pela Votorantim Cimentos durante o segundo dia da feira. Para uma plateia lotada, a engenheira Diana Lins abordou os avanços e benefícios do Pavimento Urbano de Concreto (PUC). “Foi interessante ter a casa cheia, é sinal de que o PUC tem sido cada vez mais comentado e que há uma busca por informação”, afirmou a especialista após a apresentação que detalhou alguns dos principais ganhos da solução.

“Mostramos os benefícios oferecidos, como durabilidade, desempenho técnico e vantagem financeira. Hoje, temos uma situação em que a opção em concreto é mais econômica do que outros materiais utilizados para a pavimentação. Trata-se de uma alternativa com grande futuro no Brasil, da mesma maneira que já acontece em muitos outros países”, ressaltou Lins.

Engenheira Diana Lins durante palestra sobre Pavimento Urbano de Concreto no Concrete Show 2023
Palestra da engenheira Diana Lins na Arena 120 Ideias (Foto: Vinícius Veloso)

Outro local que recebeu palestras durante o Concrete Show foi o Congresso Construindo Conhecimento. Nesse espaço, representantes de entidades setoriais, academia e indústria debateram sobre assuntos relevantes, como a captura de carbono, o papel das mulheres no segmento e a prevenção de fraudes e manutenção no aluguel de equipamentos construtivos.

Já o SENAI levou para o pavilhão sua escola móvel de nanotecnologia, com experiências e demonstrações práticas com equipamentos científicos de ponta e materiais informativos.

Mega Demo

Área que também chamou a atenção dos visitantes foi a Mega Demo, dedicada a apresentar o funcionamento do sistema parede de concreto. Com participação das empresas Forsa, Coplas, ArcelorMittal, Ambar – Polar, AGF Química, Construlimpee, Curra Engenharia/Con-Cure e Concresev, o espaço expôs de maneira detalhada o passo a passo da execução desse método construtivo eficiente, rápido e capaz de proporcionar resultados de elevado desempenho.

“A demonstração passa por todas as etapas desse sistema, começando na primeira fase que é a marcação do piso e a instalação das telas que ficam entre as partes das fôrmas”, comentou Thamyres Albuquerque, coordenadora de Marketing da Forsa Brasil, lembrando que as telas também recebem os espaçadores, conduítes e caixinhas de energia. Quando chega a desforma, em um momento mais avançado do trabalho, a utilização do desmoldante facilita a atividade.

Detalhes do sistema de parede de concreto, no espaço Mega Demo do Concrete Show
Espaço da Mega Demo (Foto: Vinícius Veloso)

“Esse sistema atende a todas as normas específicas da construção, além de ser muito rápido. Aqui no evento, desmoldamos em 12 horas — sempre verificando a composição do concreto. Na obra, recomendamos que seja feita em até 24 horas”, completa. No espaço, a Forsa demonstrou sua fôrma Gang, que conta com plataformas e guarda-corpos pré-montados que permitem melhor deslocamento das equipes durante a obra, agilizando ainda mais o processo.

Além das soluções empregadas em cada etapa do processo, a Mega Demo contou, ainda, com profissionais para sanar possíveis dúvidas do público e trocar experiências e conhecimento.

Palestra em palco da Mega Demo, no Concrete Show 2023
O espaço da Mega Demo tinha seu palco próprio para palestras (Foto: Vinícius Veloso)

Expositores

Os estandes das marcas expositoras trouxeram muitas novidades em soluções e serviços para o mercado da construção civil. O Grupo Saint-Gobain, por exemplo, aproveitou seu espaço para demonstrar alguns dos produtos da Quartzolit Profissional. “Apresentamos as principais linhas de produtos. São grautes especiais, argamassas estruturais, sistemas de fibra de carbono e fibras sintéticas para reforço de piso, além de grautes eólicos para obras de plantas do tipo”, listou Thiago Kaschny, gerente de Produtos Técnicos da Saint-Gobain Produtos para Construção.

No local, era possível acompanhar demonstrações de produtos como o ânodo de sacrifício, que amplia consideravelmente a vida útil de estruturas de concreto armado ou protendido, sendo ideal para aplicação em ambientes mais agressivos; o sistema de fibra de carbono, indicado para um reforço estrutural moderno e de fácil instalação; o verniz proteção antipichação quartzolit, que após a aplicação forma uma película altamente aderente que evita a impregnação da tinta de pichações; os protetores de armaduras; e as argamassas estruturais.

“Isso é apenas parte do nosso portfólio. Queremos demonstrar o posicionamento da Quartzolit Profissional à frente de soluções técnicas, com opções completas de reparo e reforço estrutural para obras de pontes, rodovias, viadutos, energia, saneamento e infraestrutura”, disse Kaschny.

Ânodo de sacrifício preso em vergalhão dentro d'água
Ânodo de sacrifício em exemplo de aplicação submersa (Foto: Vinícius Veloso)

Já a Gerdau, por meio da dinâmica Raio-X Interativo, mostrou como o aço é empregado nas obras de construção. O estande da empresa contou, ainda, com as primeiras Declarações Ambientais de Produtos (EPDs) obtidas pelos vergalhões CA-50 e CA-60 (incluindo o material cortado e dobrado) — baseadas na avaliação do ciclo de vida das soluções. Destaque, também, para o vergalhão GG 70, opção de alta performance que oferece ganhos de produtividade.

No estande da Forsa, uma das estruturas principais representava uma quebra de paradigma em relação ao sistema de parede de concreto. “Estamos ultrapassando barreiras culturais e demonstrando que a Forsa está em todos os países, inclusive com um projeto especial da Arábia Saudita. Nele, executamos o arco em forma de chave, mostrando que, com a nossa solução, conseguimos criar cantos arredondados”, detalhou Thamyres Albuquerque. “A parede de concreto não é realizada apenas em situações com a esquadria parede-laje”, completou.

Durante o evento, a Forsa também realizou a entrega do prêmio Obras Destacadas 2023.

Arco em forma de chave executado no sistema parede de concreto
Arco em forma de chave no estande da Forsa (Foto: Vinícius Veloso)

A Sika preparou um estande para mostrar as resoluções de alguns problemas e necessidades comuns no mercado da construção civil. Algumas das soluções presentes no espaço foram o SikaCrete — impressão de concreto 3D — e o Sika Stabilizer RCT 323 — aditivo para tratamento de sobras de concreto retornado. A companhia também apresentou aplicativos que suplementam o suporte de toda a cadeia produtiva e controle de qualidade do concreto.

A Penetron, em seu espaço, deu destaque para linha de cristalização do concreto, solução autocicatrizante pensada para proteção, impermeabilização e aumento de durabilidade. “É uma linha que tem como benefícios, além de evitar reparos futuros, a redução no consumo de matéria-prima. Trata-se de um sistema usado em todo o país, em obras residenciais e de infraestrutura”, afirmou Claudio Ourives, CEO da empresa, mencionando também a linha para manutenção estrutural, indicada para recompor o concreto e torná-lo novo mais uma vez.

Detalhe da embalagem do produto Penetron
Produtos Penetron destacados no estande da empresa (Foto: Vinícius Veloso)
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: