Complexo esportivo do Ibirapuera será concedido à iniciativa privada
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Governo de São Paulo convoca interessados na operação do conjunto, que inclui o Ginásio do Ibirapuera. Investimento na modernização deve superar R$ 230 milhões

Com 60 anos de história, o complexo poliesportivo já foi palco de um Pan-Americano e da Copa do Mundo de Ginástica Artística. (crédito: divulgação/ Governo do Estado de São Paulo)
31/07/2017 | 17:26 – O Governo do Estado de São Paulo abriu um chamamento público para concessão à iniciativa privada do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Complexo do Ibirapuera. A expectativa inicial da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) é que a empresa selecionada invista por volta de R$ 230 milhões no local.
Com a parceria, o empreendimento irá passar por um processo de modernização e reformas que vão incluir o sistema elétrico, instalação de ar condicionados e novos sanitários. Além disso, espera-se que o estádio Ícaro de Castro Mello seja transformado em uma arena multiuso com capacidade para 20 mil pessoas e preparada para receber diversos eventos em curto espaço de tempo. Segundo o governador do estado, Geraldo Alckmin, com a ampliação há possibilidade de o complexo sediar torneios internacionais na área esportiva.
Nessa primeira etapa do processo, os interessados terão o prazo de 10 dias úteis, contados a partir da publicação do edital, dia 24, para solicitar a autorização da elaboração dos estudos. Posteriormente, os autorizados terão 90 dias para entregar os estudos com as sugestões técnicas e financeiras relacionadas a gestão do espaço. Essas sugestões serão analisadas por uma comissão e vai elaborar o edital de licitação para escolha do futuro concessionário. A versão final está prevista para o primeiro semestre de 2018.
Inaugurado em 25 de janeiro de 1957, o Complexo do Ibirapuera conta com ginásio poliesportivo, pista de atletismo, palácio de judô e alojamentos. Já foi palco de importantes eventos esportivos, como o Pan-Americano de 1963, e a Copa do Mundo de Ginástica Artística de 2015.
Leia mais: Prefeitura de São Paulo cria procedimento para facilitar concessões

