Comissão revisa norma técnica com critérios para cálculo do CUB
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Grupo realiza a primeira reunião de trabalho para revisar a NBR 12.721:2006, que estabelece critérios para avaliação de custos unitários básicos da construção
$$14879.webp)
A variação do CUB é utilizada como indicador setorial, servindo como parâmetro de custos nos contratos habitacionais e usado no registro das incorporações imobiliárias em cartórios (crédito: Kazhdan/shutterstock)
01/06/2017 | 18:00 – A Comissão de Estudos ABNT/CE-002:139.13 realizou a primeira reunião de revisão da norma técnica NBR 12.721:2006, que estabelece a metodologia de cálculo do Custo Unitário Básico (CUB), índice de referência do setor da construção. O encontro aconteceu na semana passada, em Brasília, e contou com a presença de representantes de 20 Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons), que calculam e divulgam mensalmente o CUB.
Segundo Ieda Vasconcelos, coordenadora do fórum Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na ocasião foram definidos os parâmetros para início do processo de revisão. Também foi criado um corpo técnico para monitorar o encaminhamento do debate.
O CBIC deve encaminhar em breve aos Sinduscons um questionário para uma consulta técnica prática aos seus associados. As entidades terão 30 dias para realizar a pesquisa. De acordo com o cronograma, o resultado será divulgado entre o final de julho e o início de agosto.
CUB/m² de São Paulo
O Sinduscon-SP divulgou hoje o Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) de maio no Estado de São Paulo. O valor sem desoneração foi de R$ 1.308,93/m² e o indicador com desoneração fechou em R$ 1.212,56/m². Em comparação com abril, a variação foi de cerca de 1% nos dois casos.
A Brita nº 2, a tinta látex branca PVA e o disjuntor tripolar 70 A tiveram os maiores aumentos de preço no mês. Já o cimento CPE-32 (saco de 50 kg), o azulejo 15 cm x 15cm (1ª linha PEI II) e o fio cobre antichama isolante (750 V 2,5 mm²) registraram as maiores quedas de maio.

