menu-iconPortal AECweb

Com investimento de R$ 1,95 bi, Petrobras retoma obra no Comperj

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Paralisada desde 2015, obra no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ampliará capacidade de processamento de gás natural da Bacia de Santos do Pré-Sal


Obra havia sido paralisada em 2015 com cerca de 30% do cronograma físico concluído (crédito: Divulgação Alerj)

02/05/2018 | 11:30 – A Petrobras anunciou que vai retomar as obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, na região metropolitana. O contrato assinado com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) composta pelas empresas Shandong Kerui Petroleum (China) e Método Potencial (Brasil), prevê o investimento de R$ 1,95 bilhão para a construção da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

As obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2018 e vão durar cerca de dois anos e meio. Segundo a Petrobras, esta será a maior unidade de processamento de gás do País e integra o projeto Rota 3, que escoará a produção da Bacia de Santos do Pré-Sal. Além da UPGN, a infraestrutura será composta por um gasoduto de 355 km – 307 km já implantados em trecho marítimo e 48 km, em fase de licitação, de trecho terrestre.

A obra havia sido paralisada em 2015, devido à crise econômica e aos desdobramentos da Operação Lava-Jato, com cerca de 30% do cronograma físico concluído. Com a retomada das obras, segundo a Petrobras, estima-se a criação de cerca de 5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas na região de Itaboraí.

Com as obras concluídas, a capacidade de processamento de gás do Pré-Sal da empresa deve ser ampliado de 23 milhões de m³/dia para 44 milhões de m³/dia.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: