Cidades de SC recebem mapas para prevenção de desastres naturais
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Cartas geotécnicas elaboradas pelo Ministério das Cidades e a USFC vão auxiliar na edição e revisão de planos diretores, evitando a urbanização em áreas de risco

Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, em época de fortes chuvas (crédito: divulgação/Prefeitura de Blumenau)
17/07/2017 | 9:22 – O Ministério das Cidades, em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal de Santa Catarina (LabGeop UFSC), elaborou e entregou a 27 municípios catarinenses uma série de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização. Os documentos servem para orientar as prefeituras no planejamento urbano, na revisão de planos diretores, e, principalmente, na prevenção de desastres naturais.
Segundo um dos professores do departamento de geociências da UFSC, Juan Antônio Altamirano Flores, os municípios escolhidos foram selecionados pela susceptibilidade a casos de deslizamentos e inundações, como ocorreu nas enchentes nas cidades de Tubarão, em 1974, Blumenau, nos anos 1980, e Ilhota, em 2008, além da ressaca na praia da Armação, em Florianópolis.
A população também poderá ter acesso aos estudos, uma vez que as cartas ficarão disponíveis na página da UFSC. De acordo com o professor Everton Silva, também do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, a iniciativa visa alcançar o maior número de pessoas e facilita na continuidade do projeto.

