Cidades baianas atingidas pela chuva receberão moradias e equipamentos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Texto: Naíza Ximenes
Seis convênios foram fechados, um para cada município afetado pelos temporais que atingiram o Estado em dezembro

A iniciativa atenderá, com prioridade, as famílias de municípios que se cadastraram como moradores de bairros destruídos pelos temporais (Foto: Fred S. Pinheiro/Shutterstock)
18/01/2022 | 13:57 – Seis convênios com municípios atingidos pela chuva na Bahia ganharam aval de prosseguimento na última segunda-feira (17). O governador baiano, Rui Costa, sancionou o Programa Bahia Minha Casa para auxiliar as famílias que perderam moradias e bens durante as chuvas de dezembro.
A iniciativa atenderá, com prioridade, as famílias de municípios que se cadastraram como moradores de bairros destruídos pelos temporais. Assim, os seis primeiros contemplados serão: Macarani, Itambé, Ibicaraí, Ubatã, Ipiaú e Ibirataia — que já apresentaram documentação necessária.
O orçamento propõe a construção de 485 unidades habitacionais no total, dispondo de R$ 35 milhões em recursos. Para Rui Costa, que se reuniu com prefeitos e parlamentares para sanar todas as dúvidas e apresentar as ações iniciais a serem tomadas, a agilidade em implantar as soluções é crucial.
Isso porque a execução do programa depende da escolha das áreas para a construção dos imóveis e da assiduidade acerca do cadastro dos beneficiários do projeto habitacional. "Muitos municípios têm atrasado esse cadastramento, e nós pedimos para que agilizem isso, pois o governador quer contemplar todos os municípios que foram atingidos”, explicou o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, que orientou as prefeituras a priorizar o cadastro das famílias que tiveram 100% de perda.
“Em alguns casos, as áreas são, inclusive, do Governo do Estado. Eu espero que, nos próximos dias, a gente consiga firmar mais convênios e contratos. Os municípios são livres para escolher como vão fazer as casas e a urbanização, se por licitação ou em mutirão”, completou o governador.
Além da iniciativa, 28 ambulâncias tipo van foram entregues pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O governador também disponibilizou 56 máquinas pesadas e equipamentos diversos — motoniveladoras, escavadeiras e roçadeiras hidráulicas, tratores agrícolas e pás carregadeiras — para auxiliar em toda a reestruturação do Estado.

