menu-iconPortal AECweb

China fornece mais dinheiro no sistema financeiro para tranquilizar mercado

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O PBOC ofereceu 80 milhões de yuans (US$ 12,01 bilhões) em acordos de recompra reversa de 14 dias

25 de agosto de 2016 - O Banco do Povo da China (PBOC) colocou mais dinheiro no sistema financeiro nesta quinta-feira, em um aparente gesto para acalmar um mercado que está nervoso devido à inesperada ação do BC, na quarta-feira, que visa esvaziar a bolha do mercado de títulos.

O PBOC ofereceu 80 milhões de yuans (US$ 12,01 bilhões) em acordos de recompra reversa de 14 dias, ou repôs, que são efetivamente um empréstimo aos bancos comerciais, em sua operação diária do mercado monetário.

O banco central assustou o mercado na quarta-feira quando reintroduziu o instrumento de 14 dias após uma ausência de seis meses, sinalizando a intenção de incrementar a demanda por dinheiro para uso em longo prazo e desestimular os investimentos de curto prazo em ativos como títulos lastreados em empréstimos.

A decisão do PBOC, na quarta-feira, de oferecer 50 bilhões de yuans em repos de 14 dias levou a acentuada alta nas taxas do mercado monetário, com os investidores preocupados com uma oferta cada vez menor de recursos de curto prazo.

Antes de quarta-feira, o banco central vinha contando com os repos de sete dias - mais baratos - para ajustar as condições de financiamento no sistema financeiro. Esses empréstimos de curto prazo são normalmente utilizados para as necessidades diárias de caixa de instituições financeiras.

No entanto, nos últimos anos, os bancos têm cada vez mais canalizado parte desse dinheiro a investimentos e investidores, que o emprestam a taxas mais baratas para aplicar em ativos, como títulos. O que tem levado para cima os preços dos títulos e reduzido os rendimentos, que se movem na direção oposta.

Em um movimento aparentemente para apaziguar o mercado, o PBOC ofereceu 140 bilhões de acordos de recompra reversa de sete dias nesta quinta-feira, ante os 90 bilhões nesses papeis oferecidos na quarta-feira, levando a injeção total líquida de dinheiro 170 bilhões de yuan.

Na quarta-feira, o banco central injetou 40 bilhões de yuans líquidos.

O mercado reagiu positivamente à iniciativa das autoridades. A média ponderada da taxa de recompra de sete dias, uma medida de referência dos custos de empréstimos do mercado monetário, caiu para 2,40%, de alta de 2,53% na quarta-feira.

A calma também parece ter retornado ao igualmente ansioso mercado de títulos, no qual o rendimento dos títulos do governo de 10 anos declinou para 2,71%, de 2,72% na quarta-feira.

Fonte: Valor Econômico
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: