Certificação LEED Silver é atribuída à nova sede da Cebrace
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A construção foi concluída em 2021 e é repleta de vidros de alta eficiência

Promovido pela Green Building Council (GBC), o selo contempla construções sustentáveis em todo o mundo (Foto: Cebrace/Divulgação)
29/07/2022 | 15:49 — O prédio que constitui a nova sede da Cebrace, empresa produtora de vidros e espelhos, acaba de ganhar a Certificação LEED Silver na categoria BD+C (Building Design + Construction). Promovido pela Green Building Council (GBC), o selo contempla construções sustentáveis em todo o mundo.
A obra premiada é um projeto da Atrium Construtora, em parceria com a BCMF Arquitetura e Engenharia, e teve sua construção concluída em 2021. O projeto fica em Jacareí (interior do estado de São Paulo) e é repleto de iniciativas de sustentabilidade, aliadas ao produto principal da empresa — o vidro.
Assim, o edifício ganhou uma série de amenidades, que incluem o planejamento ecológico, vidros de alta eficiência (batizados de Cool Lite SKN) na fachada e na claraboia, vidros especiais no interior do prédio e escada principal construída em vidro. Elas garantem redução de 30% no consumo de água potável do edifício, iluminação natural acima de 75% e redução do consumo energético anual em mais de 20%. O novo prédio, além de ser uma obra “verde”, exibe um verdadeiro showroom da fabricante.
Os diretos-executivos da Cebrace, Lucas Malfetano e Manuel Corrêa, contaram que “o objetivo era que o novo prédio representasse fisicamente os princípios da empresa: o de proporcionar soluções com inovação, conforto, design e sustentabilidade à arquitetura brasileira. O resultado deste projeto cumpriu todas as expectativas, e a certificação LEED Silver veio para consolidar valores na prática”.
Segundo o diretor comercial da Atrium, Frederico Pimenta, a obra trouxe um desafio muito enriquecedor de reunir sustentabilidade em uma obra envidraçada, mesmo em clima tropical, aliando conforto, design e tecnologia a partir de uma escolha correta de materiais. "Acreditamos ser uma obra de arte: aspectos e ferramentas aplicados durante a elaboração e construção são com certeza referências na construção civil hoje", afirma.
O prédio, que ocupa área total de 1.300 metros quadrados, recebeu 357 chapas de vidro baixo-emissivo Cebrace Cool Lite SKN 154 insulado, considerado um dos vidros de mais alto desempenho do mercado. Ele também oferece passagem de luz natural, reduz o calor e filtra em quase 100% os raios UV.
A Certificação LEED Silver
O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema global de certificação, promovido pela Green Building Council (GBC), que busca mudar a forma de pensar, planejar, construir e operar edifícios e comunidades ao redor do mundo, potencializando ações sustentáveis.
O sistema tem como objetivo transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade, ao garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, os impactos socioambientais e a utilização de recursos naturais. Hoje, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de 165 nações, que utilizam o selo como parâmetro.
A categoria em que a obra da Cebrace foi premiada é a BD+C (Building Design + Construction), que se direciona a Novas Construções e Grandes Reformas. Para isso, o projeto teve de ser analisado em nove diferentes critérios:
• Energia e Atmosfera;
• Materiais e Recursos;
• Qualidade do Ambiente Interno;
• Inovação.
• Processo Integrado;
• Terreno Sustentável;
• Eficiência Hídrica;
• Prioridade Regional; e
• Localização e Transporte.

