menu-iconPortal AECweb

Censo do IBGE é prorrogado para 2021 em decorrência do novo coronavírus

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Conforme nota divulgada pelo IBGE, o orçamento do Censo 2020 será realocado para ações de enfrentamento à doença Covid-19

A expectativa era de que 180 mil recenseadores visitassem aproximadamente 71 milhões de domicílios em todo o Brasil (Créditos: divulgação/ Prefeitura de Catanduva-SP)

20/03/2020 | 15:16 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou, para 2021, a realização do Censo Demográfico que aconteceria este ano. A expectativa era de que 180 mil recenseadores visitassem aproximadamente 71 milhões de domicílios em todo o Brasil.

A prorrogação aconteceu devido à dificuldade de contatos dos recenseadores com a população, causada pela pandemia do novo coronavírus, além da inviabilidade de treinamento dos colaboradores, que começaria em abril.

Conforme nota divulgada pelo IBGE, e assinada pelo conselho diretor do instituto, foi estabelecido com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 para ações de enfrentamento ao coronavírus. “Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, informou a entidade.

O Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista para o período entre 1º de agosto e 31 de outubro do mesmo ano.

Enquanto isso, foi suspenso o processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores. Os candidatos que já tiverem pago os valores correspondentes à taxa de inscrição serão reembolsados. Nos próximos dias serão publicadas orientações sobre este processo.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: