menu-iconPortal AECweb

CAU-BR empossa novos conselheiros

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Os 28 representantes e respectivos suplentes, eleitos para a segunda gestão do CAU/BR, têm mandato de três anos

Os novos conselheiros federais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) tomaram posse nessa segunda-feira (15/12), em Brasília, em evento comemorativo ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Os 28 representantes (27 das unidades da federação e um das instituições de ensino superior) e respectivos suplentes, eleitos para a segunda gestão do CAU/BR, têm mandato de três anos – de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2017.

Eles foram empossados pelo arquiteto e urbanista Amilcar Chaves, coordenador da Comissão Especial Eleitoral Nacional. “Vencido o processo desses três primeiros anos, chegamos ao estágio de amadurecimento e de consolidação do CAU. Os que tomam posse aqui agora prosseguem para os três anos de amanhã, e tem como missão seguir nesse trabalho de fortalecimento do nosso Conselho”, declarou. Também estiveram presentes os demais membros da Comissão Especial Eleitoral Nacional, os arquitetos e urbanistas Rodrigo Capelato, Ângela Canabrava Buchmann e Valeska Peres Pinto.

O conselheiro federal Renato Luiz Nunes, que tomou posse na cerimônia e se tornou o decano da nova gestão CAU/BR, falou em nome dos eleitos. “Quero destacar dois momentos: em 1959, quando era estudante universitário, e nós perdemos a chance de nos tornarmos independentes do Confea [Conselho Federal de Engenharia e Agronomia], o que iniciou uma fase de desprestígio da Arquitetura e Urbanismo no Brasil; e hoje, com o CAU/BR se consolidando e a posse desse grupo novo, que tem muito a fazer – depende do nosso esforço resgatar isso agora”, afirmou.

No evento, foi feita ainda uma homenagem aos primeiros presidentes dos CAU/UF e aos conselheiros federais da gestão fundadora do CAU/BR. Eles receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados na implantação dos CAU em todo o país das mãos do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro; da secretária-executiva do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas, Letícia Hardt; e do presidente do CAU/RN, Raquelson Lins, que representou todos os CAU/UF.

No discurso de abertura da solenidade, o presidente Haroldo Pinheiro agradeceu o empenho do grupo que ajudou a construir o CAU e continua colaborando para o aprimoramento da instituição. “A tarefa de implantação e desenvolvimento do nosso Conselho parece que começou ontem, tal o entusiasmo que a gente ainda vê nos olhos dos colegas”, ressaltou.

O presidente destacou ainda os primeiros funcionários do Conselho, que continuam atuando: Mirna Lobo, Eddi Yamamura, Filomena Paulos, Carlos Medeiros e Cecy Cavalcanti. “Não tínhamos recursos, não tínhamos local, e durante um mês essas pessoas trabalharam sem parar para que o CAU fosse instalado no dia 15 de dezembro de 2011”, disse.

Haroldo Pinheiro lembrou também arquitetos e urbanistas falecidos durante os primeiros três anos da história da instituição e que foram fundamentais para a criação do Conselho e para a consolidação da profissão no Brasil. Entre eles, destacou Oscar Niemeyer, cuja data de nascimento foi adotada como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista; João Filgueiras Lima, o Lelé, com quem o presidente trabalhou durante toda a vida; e Miguel Pereira, ex-vice-presidente da UIA, primeiro conselheiro federal por São Paulo e um dos principais articuladores da fundação do CAU.

Leia a reportagem completa.

Fonte: Sinaenco
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: