menu-iconPortal AECweb

Câmara forma frente parlamentar para preservar patrimônio cultural

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Grupo pretende apoiar e fortalecer as instituições ou órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela defesa da memória do País


Bancada irá acompanhar propostas, em tramitação no Congresso Nacional, que contribuam para a melhora da legislação de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro (Créditos: Tiago Francisco/ Shutterstock)

11/09/2019 | 09:12 - A Câmara dos Deputados lançou a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional, que pretende apoiar e fortalecer as instituições ou órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela defesa da memória do País. A bancada, que possui caráter suprapartidário, irá acompanhar propostas, em tramitação no Congresso Nacional, que contribuam para a melhora da legislação de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

"Nós devemos fazer o trabalho de aprovar leis que protejam nosso Patrimônio Cultural, tanto material quanto imaterial, além de cuidar dos recursos orçamentários que são necessários para o funcionamento das instituições voltadas à defesa do Patrimônio", explicou o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que propôs a criação do colegiado.

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a iniciativa é importante para impulsionar o potencial turístico brasileiro e de toda cadeira produtiva. "O turismo impacta diretamente em mais de 50 segmentos da nossa sociedade, e essa Frente, que vai acompanhar e debater todos os temas relacionados, será fundamental para que o turismo possa aprimorar ainda mais a gestão dos patrimônios culturais, visando a conservação e o desenvolvimento sustentável", ressaltou.

A Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional também poderá conceder títulos honoríficos a parlamentares, instituições, autoridades e cidadãos que contribuam para promoção do Patrimônio.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: