Caixa oferece crédito consignado garantido por recursos do FGTS
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Linha de financiamento terá taxa de juros de 2,63% ao mês e estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Para realizar o financiamento, é necessário que a empregadora tenha convênio de consignado ativo com a Caixa e que o trabalhador receba seu salário em conta corrente do banco (Créditos: divulgação/Prefeitura Municipal de Bonito)
28/09/2018 | 10:58 - A Caixa Econômica Federal passou a disponibilizar aos trabalhadores do setor privado o crédito consignado com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A linha de financiamento terá taxa de juros de 2,63% ao mês e estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Autorizado pela Lei 13.313/2016, o empréstimo consignado permite ao trabalhador oferecer como garantia até 10% do saldo da conta vinculada ao FGTS e a totalidade da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. Os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado.
“Esse é um crédito que o trabalhador pode utilizar livremente, para qualquer necessidade. A taxa de juros de um crédito pessoal no varejo é de no mínimo 5% e a tendência é que haja redução nessa nova modalidade”, explicou o presidente da Caixa, Nelson de Souza.
Os juros do crédito consignado com garantia do FGTS são menores, pois os recursos da conta do trabalhador no fundo podem cobrir eventuais calotes. Sendo assim, o risco para os bancos é menor, permitindo a oferta de empréstimos com taxas mais baixas.
Dentre outros requisitos para realizar o financiamento, é necessário que a empregadora tenha convênio de consignado ativo com a Caixa e que o trabalhador receba seu salário em conta corrente do banco.
A Caixa é o primeiro banco a fornecer essa nova linha de crédito, entretanto outras instituições financeiras também podem oferecê-la, desde que sigam as devidas regras.

