Caixa amplia comprometimento de renda em financiamentos com IPCA
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Pleito do setor da construção desde a criação da modalidade, a iniciativa permitirá acessar financiamento com 10% a menos no valor da prestação e renda exigida

Segundo presidente da Caixa, banco irá continuar focado no segmento da construção, tanto para renda baixa quanto para média (Créditos: Joyseulay/ Shutterstock)
25/08/2020 | 15:29 - Durante live realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou a elevação, de 20% para 22%, do comprometimento de renda permitido em operações de crédito imobiliário. A medida vale para financiamentos com taxas corrigidas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no Sistema de Amortização Constante (SAC).
Pleito do setor da construção desde a criação da modalidade, a iniciativa permitirá acessar financiamento com 10% a menos no valor da prestação e renda exigida ou, alternativamente, que o proponente com a mesma renda familiar possa obter um financiamento 10% maior.
“Analisamos o comportamento do crédito por IPCA e, hoje, matematicamente, conseguimos realizar essa elevação. Estamos satisfeitos porque com essas condições novos clientes vão conseguir financiamento para comprar sua casa própria”, explicou Pedro Guimarães.
Segundo ele, a Caixa irá continuar focada no segmento da construção, tanto para renda baixa quanto para média, e fará a securitização de R$ 500 milhões em crédito atrelado ao IPCA. O banco deverá amplificar com home equity o acesso ao crédito.
O presidente da CBIC, José Carlos Martins, elogiou as medidas, afirmando que elas eram demandas antigas do setor. “A gente precisa de diálogo, solução e ação, e a elevação do comprometimento de renda é resultado desse esforço que vem sendo feito com a Caixa desde o início desta gestão. Além disso, a grande liberdade da construção civil acontecerá quando tivermos acesso ao funding de várias carteiras”, ressaltou.
(Com informações da CBIC)

