Cai 24% os investimentos estaduais no 1º bimestre
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Analistas chamam atenção para o cenário preocupante por conta da redução de repasses como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
13 de abril de 2015 - A desaceleração da economia e o menor fluxo de repasses de transferências do governo federal contribuíram para a queda de investimentos dos Estados nos primeiros meses do ano. Levantamento feito pelo Valor mostra que de 21 Estados com dados já disponíveis, houve queda de investimentos em 14. Na média, as despesas de capital desses entes caiu 24,1% no primeiro bimestre de 2015, na comparação com igual período de 2014.
Analistas chamam atenção para o cenário preocupante por conta da redução de repasses como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com impacto negativo em obras que já estavam em andamento, que podem ser paralisadas e depois ficarão muito mais caras para serem retomadas. Os atrasado em repasses do PAC estão atingindo 90 dias e os dos recursos do Minha Casa, Minha Vida variam de 20 a 30 dias, segundo Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da comissão de Obras Públicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e diretor-geral da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop).

