menu-iconPortal AECweb

Cade aprova compra da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Conselho Administrativo de Defesa Econômica autoriza processo entre fabricantes de aços longos. Para evitar concentração de mercado, parte dos ativos deverá ser vendida


Conclusão da operação está condicionada à venda de dois conjuntos de ativos pelas empresas envolvidas (Crédito: hadkhanong/shutterstock)

15/02/2018 | 14:35 O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com quatro votos a aquisição da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal Brasil.

Para evitar a concentração de mercado, no entanto, a conclusão da operação está condicionada à venda de dois conjuntos de ativos – um de produção de aços longos comuns laminados e trefilados e outro relativo ao mercado de trefilação e fio-máquina. O comprador do primeiro pacote não poderá ser o mesmo do segundo pacote. Caso as vendas fracassem, a operação poderá ser reprovada.

Cristiane Alkmin, conselheira que votou contra o acordo, questionou a decisão. "Não há remédio que possa trazer rivalidade com a devida abrangência de portfólio e produtos", pontuou.

A ArcelorMittal afirmou em comunicado que a decisão da Cade irá trazer “significativas oportunidades operacionais industriais e logísticas, que poderão melhorar sua posição competitiva".

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: