Brasil atinge marca histórica de 1 GW de energia solar fotovoltaica
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Segundo entidade, eletricidade gerada é capaz de atender mais de 2 milhões de pessoas. Apenas 30 países no mundo contam com potencial instalado dessa magnitude.
As principais usinas em funcionamento ficam nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco (crédito: Praethip Docekalova/shutterstock)
10/01/2017 |17:25 – O Brasil atingiu a marca histórica de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica. A potência é o suficiente para atender ao consumo de 2 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Apesar de o resultado colocar o país entre os 30 que possuem mais de 1GW de capacidade de geração de energia solar, o presidente da entidade, Rodrigo Sauaia, destacou que o país ainda tem potencial de crescimento. “Temos condições de ficar entre os principais países do mundo nesse mercado, assim como já somos em energia hidrelétrica, biomassa e eólica”. Ele ainda explicou que para isso é necessário um programa nacional estruturado.
Um dos passos que o governo tem dado é a contratação de grandes usinas fotovoltaicas em leilões, que ocorreram entre os anos de 2014 e 2015. Atualmente, essas usinas estão em funcionamento e situadas, principalmente, nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco e totalizam uma potência de 0,935 GW.
Quer saber mais sobre energia renovável? Leia:
Projeto de Lei que isenta painéis solares de IPI avança na Câmara
Atlas Eólico de Pernambuco mapeia regiões com potencial energético
Imóveis do Minha Casa, Minha Vida terão energia renovável complementar

