Brasil alcança posição de destaque em produção de energia eólica
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Com 539 GW de capacidade instalada, País supera o Canadá no ranking Global Wind Statistic 2017. Saiba qual a posição brasileira entre os maiores produtores mundiais
A expectativa da Abeeolica é que nos próximos seis anos sejam adicionados mais de 1,45 GW de energia eólica (Crédito: SUWIT NGAOKAEW/shutterstock)
22/02/2018 | 10:20 – O Brasil é o oitavo país do mundo em produção de energia eólica segundo o Global Wind Statistic 2017, ranking anual com dados mundiais de energia eólica produzido pelo Global Wind Energy Council (GWEC).
No ano passado, o país estava na nona posição, mas atingiu a marca de 12,7 GW de capacidade instalada e ultrapassou o Canadá (12,2 GW). O ranking é liderado por China (188,2 GW), Estados Unidos (89 GW) e Alemanha (56,1 GW). Índia, Espanha, Reino Unido e França também têm capacidade instalada superior à brasileira. A lista dos dez maiores produtores mundiais é fechada pela Itália (9,4 GW).
Segundo Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), no ranking de nova capacidade instalada o Brasil caiu uma posição, e ficou em sexto lugar em 2017, tendo instalado 2 GW de nova capacidade.
Panorama da energia eólica no Brasil
Os dados do ranking mostram que o setor eólico brasileiro está em crescimento. Atualmente, o segmento é responsável por 8,3% da energia produzida no Brasil. Somente na região Nordeste, a energia eólica chegou a ser responsável por 64% da energia consumida no dia 14 de setembro do ano passado. Três estados nordestinos – Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará – somam 302 parques eólicos e mais de 8 GW de capacidade instalada.
A expectativa é que nos próximos seis anos, sejam adicionados mais de 1,45 GW de capacidade eólica no país, derivados de leilões de energia realizados no ano passado. A Abeeolica prevê que 18 milhões de residências sejam abastecidas com energia eólica durante esse período.
Quer saber mais sobre energia limpa? Leia:
Brasil atinge marca histórica de 1 GW de energia solar fotovoltaica
Atlas Eólico de Pernambuco mapeia regiões com potencial energético
Nordeste atinge marca recorde de abastecimento de energia eólica

