menu-iconPortal AECweb

BNDES irá repassar R$ 30 mi para Cadastro Ambiental Rural no Amazonas

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Recursos oriundos do Fundo Amazônia irão viabilizar a regularização dos imóveis de 55 mil proprietários rurais, além da criação de um banco de dados para monitoramento ambiental


O projeto terá prazo de execução de três anos e será realizado em duas etapas: fortalecimento institucional e inscrição no CAR (Crédito: Divulgação/Ministério do Turismo)

25/02/2019 | 10:14 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado do Amazonas firmaram parceria, no valor de R$ 30 milhões, para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em 36 municípios da região. Os recursos são do Fundo Amazônia, considerado o principal mecanismo internacional de pagamentos por resultados de REDD+ — redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

Segundo o BNDES, a iniciativa irá auxiliar na regularização dos imóveis de 55 mil proprietários rurais, além de viabilizar a criação de banco de dados que permita o monitoramento ambiental dessas propriedades.

O projeto será realizado em duas etapas: fortalecimento institucional, que consiste no desenvolvimento de software de processamento cartográfico para o Estado do Amazonas, além do apoio às capacidades institucionais; e inscrição no CAR, fase em que o objetivo é mobilizar os proprietários rurais, mapear suas propriedades e registrá-las no sistema. O prazo total de execução do programa é de três anos.

Instituído pelo novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que integra as informações ambientais das propriedades e posses, formando uma base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: