Banco financiará troca de geradores a diesel por usinas fotovoltaicas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Investimento do BNDES acontecerá na Região Norte do Brasil

Serão 1.600 projetos, colocados em prática durante o período de 150 meses (Foto: only_kim/Shutterstock)
14/03/2022 | 14:25 – Os consumidores de energia da Região Norte do país acabam de ganhar boas notícias: o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que o financiamento da troca de geradores a diesel por usinas fotovoltaicas na região foi aprovado.
A proposta do financiamento abrange cerca de 1.600 projetos, que serão colocados em prática durante o prazo de 150 meses. Nesse período, serão instalados sistemas solares fotovoltaicos em residências e empresas da região.
A empresa selecionada pelo banco para avaliar a viabilidade dos sistemas requeridos será a Solfácil, e a análise só acontecerá após a aprovação do crédito.
Os cálculos indicam que cada investimento apresentará custos em torno de R$ 37 mil — 100% financiados. Ao todo, serão cerca de 12 MWp (megawatts-pico) de capacidade instalada, equivalente ao consumo de quase sete mil famílias.
Desta forma, o consumidor final poderá ter acesso a recursos do BNDES sem a intermediação tradicional dos bancos. “A operação vai contribuir para democratizar o acesso à geração solar para os consumidores de energia da Região Norte, permitindo maior acesso ao crédito na ponta e promovendo a desconcentração bancária”, afirmou a diretora de Concessão de Crédito à Infraestrutura do BNDES, Solange Vieira.
Os cálculos, de acordo com o BNDES, indicam a possibilidade de os consumidores economizarem até 90% na conta de luz com a adesão à energia limpa.
“A compensação será suficiente para pagar o financiamento”, afirma o banco. Após a liquidação do empréstimo, o consumidor será o proprietário do sistema fotovoltaico, que tem uma durabilidade prevista de 25 anos.

