Audiências públicas discutem Ferroanel Norte na Grande São Paulo
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
No próximo dia 25 de julho, será feita a primeira audiência pública para discutir Estudo de Impacto Ambiental de ferrovia que atravessará a Serra da Cantareira

Reuniões acontecerão nos dias 25 de julho (Arujá), 27 de julho (Itaquaquecetuba), 31 de julho (São Paulo) e 1° de agosto (Guarulhos) (crédito: Silviopl/ shutterstock)
18/07/2017 | 9:17 – No próximo dia 25 de julho, a cidade de Arujá vai receber a primeira audiência pública sobre o Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, o Ferroanel. Os secretários estaduais de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e de Meio Ambiente, Ricardo Salles apresentarão o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) elaborado sobre o trecho norte do anel ferroviário.
O Estudo de Impacto Ambiental foi feito pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), com recursos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Os documentos estão disponíveis no site da Dersa, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da EPL. As reuniões seguintes acontecerão dia 27 de julho, em Itaquequecetuba, no dia 31 de julho, em São Paulo, e dia 1° de agosto, em Guarulhos.
O Ferroanel Norte terá 53 km de extensão e cortará quatro municípios – Arujá, Itaquequecetuba, São Paulo e Guarulhos. Seu objetivo é interligar as estações de Perus, na capital, a de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, eliminando o compartilhamento de trilhos por trens de cargas e de passageiros.
O novo trecho também vai permitir o transporte de cargas entre o interior do Estado e o Porto de Santos e o Vale do Paraíba. Espera-se, ainda, que a médio prazo cerca de 2,8 mil caminhões sejam retirados das estradas por dia - com possibilidade desse número superar 7,3 mil caminhões/dia com o passar do tempo.

