menu-iconPortal AECweb

Atividade econômica registra alta em setembro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O IBC-Br reúne informações do nível de atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços

fachada do banco central do brasil
Economistas e especialistas consideram a taxa uma grande sinalizadora do Produto Interno Bruto (PIB) (Foto: rafastockbr/Shutterstock)

16/11/2022 | 10:03 – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), apurado pelo Banco Central para medir o nível de atividade da economia brasileira, registrou alta de 0,05% em setembro, em comparação com agosto.

Na comparação trimestral, o desempenho do índice que reúne informações do nível de atividade da agropecuária, serviços e indústria (os três setores da economia), foi ainda maior, ao registrar elevação de 1,36%.

Economistas e especialistas consideram a taxa uma grande sinalizadora do Produto Interno Bruto (PIB), que é considerado o indicador oficial da atividade econômica. O diferencial do IBC-Br, entretanto, está na influência que ele possui em decisões acerca da taxa básica de juros, a Selic.

Em setembro, o IBC-Br atingiu 144,01 pontos de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agosto houve retração de 1,13%. Nos meses anteriores, o IBC-Br vinha oscilando. Em abril e maio houve queda, e em junho e julho, alta.

Considerando a comparação entre setembro deste ano e setembro do ano passado, a partir do dado não dessazonalizado, houve alta de 4%. No acumulado de 12 meses, o índice também ficou positivo em 2,34%.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: