menu-iconPortal AECweb

Atividade da indústria da construção mantém cenário de queda, diz CNI

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Em abril, Sondagem da Indústria da Construção apontou que o nível de atividade do setor chegou a 46,5 pontos, se mantendo abaixo da linha dos 50 pontos

O levantamento também apurou o índice do número de empregados, que passou de 45,2 pontos em março para 46,1 em abril, mantendo, portanto, expectativa de queda (Créditos: Jair Ferreira Belafacce/ Shutterstock)

01/06/2021 | 17:12 - Conforme a Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em abril, o indicador do nível de atividades do setor da construção registrou 46,5 pontos, crescimento de 1,6 ponto frente ao mês anterior. Apesar da alta, o resultado denota cenário de queda por permanecer abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual apontaria aumento.

O levantamento também apurou o índice do número de empregados, que passou de 45,2 pontos em março para 46,1 em abril, mantendo, portanto, expectativa de queda.

Com relação ao índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção), houve alta de 5 pontos no mês de abril, com 56 pontos registrados, o que indica otimismo entre os profissionais. Na análise da CPI, o resultado seria fruto de uma avaliação menos negativa das condições atuais e uma disseminação do otimismo nas expectativas. A melhora generalizada das expectativas em maio reflete otimismo para os próximos seis meses.

Referente aos componentes do ICEI-Construção, o Índice de Condições Atuais aumentou 6 pontos, mas se mantém longe da linha de 50 pontos, em 43,1 pontos. Já o Índice de Expectativa subiu 4,7 pontos e alcançou 60,5 pontos, mostrando continuidade do sentimento de otimismo disseminado em relação aos próximos meses.

A Utilização da Capacidade Operacional, por sua vez, subiu 2 pontos em abril, ficando em 63%. O resultado representa a maior utilização da capacidade operacional para o mês de abril desde 2014.

O índice de expectativa da economia brasileira avançou 3,9 pontos em maio, para 55,9 pontos, também mostrando otimismo.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 434 empresas, sendo 157 pequenas, 186 médias e 91 de grande porte.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: