Assinada por Niemeyer, Biblioteca Pública de MG será revitalizada
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Projeto receberá investimento de aproximadamente R$ 2 milhões oriundos de emenda parlamentar. As obras devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2022

Espaço passará por intervenções visando garantir mais conforto e segurança a seus usuários (Créditos: divulgação/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais)
13/05/2021 | 17:27 - O Governo de Minas Gerais anunciou que irá revitalizar a sede e o prédio anexo da Biblioteca Pública Estadual, localizada em Belo Horizonte. O espaço, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, passará por intervenções visando garantir mais conforto e segurança a seus usuários.
O projeto receberá investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, montante oriundo de emenda parlamentar. As obras devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2022.
A revitalização da sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade, prevê a impermeabilização da laje do 3º andar e das paredes do subsolo, além da implementação de um projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Também deverá ser realizada a manutenção das janelas da sede – que inclui a substituição de dobradiças, pintura, limpeza e troca dos vidros – e a revitalização da fachada do edifício (obras, com limpeza, recomposição das pastilhas, pintura, troca de vidros e aplicação de película protetora).
Com relação ao prédio anexo da Biblioteca, situado na Rua da Bahia, os recursos da emenda financiarão um projeto de segurança para obtenção do AVC e obras da parte elétrica no 1º e nos 2º pavimentos do edifício. A fachada e a estrutura do anexo também serão reformadas.
“O objetivo é permitir que tanto a sede quanto o anexo tenham plenas condições de reabrir no pós-pandemia, ampliando o acesso das pessoas à literatura, ao conhecimento e a esse hábito tão importante que é o da leitura, que temos obrigação de estimular e prestigiar”, afirma o senador Antonio Anastasia, autor da emenda parlamentar, que garantiu os recursos para revitalização da Biblioteca.

