As vantagens dos vidros autolimpantes na higienização das fachadas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Camada com propriedades químicas de uma das faces do vidro reage à luz solar, destruindo substâncias orgânicas e removendo a sujeira de sua superfície
24/07/2020 | 15:57 - Revestimento incorporado ao vidro durante seu processo de fabricação resulta em um material único, autolimpante. Essa característica vem sendo citada por profissionais da construção civil como tendência nos edifícios, compondo o rol de recursos para combater vírus e bactérias – legado da pandemia vivida em todo o mundo. Em entrevista ao podcast do Portal AECweb, a engenheira Thaís Dominguez, analista de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), falou sobre o potencial do produto.
“Esse revestimento aplicado a uma das faces do vidro possui propriedades hidrofílicas e fotocatalíticas. Ou seja, ele é capaz de reagir com a luz natural do dia, para quebrar e soltar a sujeira orgânica do vidro. Assim, ao invés de se formarem gotículas de água de chuva, elas se espalham pela superfície, removendo sujeira e manchas”, explica, lembrando que a aplicação dos vidros autolimpantes deve ser feita em áreas expostas aos raios solares, como fachadas e coberturas.
Apesar de autolimpante, o vidro deve ser submetido a limpezas periódicas, porém reduzidas se comparadas às exigidas por outros tipos de vidros. Consequentemente, o custo com esse serviço também será menor. Em períodos mais secos do ano, poderá ser lavado apenas com água. “No momento da instalação, é fundamental atentar para a colocação do vidro com seu revestimento voltado para o lado externo da edificação”, alerta. No caso das coberturas, é preciso que seja feita com caimento mínimo para que a água da chuva e da limpeza possa escorrer.
Os vidros autolimpantes têm aplicações diversas que vão desde as fachadas cortinas às janelas e coberturas, mas também ao mobiliário urbano. Podem ser beneficiados, tornando-se laminados, insulados, temperados e serigrafados, com a mesma performance da transformação feita com float. “No caso do laminado, que é um vidro de segurança por não se desprender do vão quando quebrado, ao empregar o autolimpante terá a vantagem adicional de não reter a sujeira”, comenta.
Por suas características, seu custo é mais elevado do que o do vidro simples. De acordo com a Abividro, o autolimpante é produto importado.

