Arquitetos já podem gerar QR Code para verificação digital de RRT
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
CAU implementa sistema que permite gerar código para acesso a dados de Registro de Responsabilidade Técnica. Solução dispensa armazenamento de documentos impressos

Com a solução, os profissionais ficam dispensados de manter documentos impressos no local da obra (crédito: BlurryMe/Shutterstock.com)
05/06/2018 | 16:40 – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) implementou o sistema de geração de QR Code, que permite acessar os dados relativos aos Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) das atividades realizadas por arquitetos e urbanistas. Com a solução, os profissionais ficam dispensados de manter documentos impressos no local da obra.
As informações de responsabilidade técnica devem ser indicadas nos documentos e materiais de comunicação dirigidos às partes interessadas (clientes, público e CAU). Com o novo sistema, é possível gerar uma imagem de QR Code para impressão em folha A4 e para inserção em placas, pranchas e carimbos.
Para acessar as informações, é preciso instalar no dispositivo um app capaz de ler o código. Serão apresentados os dados que constam na Verificação de Autenticidade do RRT, acessível pela área pública do Sistema de Informação e Comunicação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (Siccau). Caso os dados disponíveis excedam a capacidade de armazenamento do QR Code, o usuário terá acesso a um link para uma página com mais informações.
A nova funcionalidade pode ser acessada pela plataforma Siccau.

