Arquiteto Vittorio Gregotti morre devido à contaminação por coronavírus
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Nascido em 1927, na cidade de Novara, Vittorio Gregotti foi precursor da arquitetura como disciplina independente, tornando-se um dos grandes mestres de sua área

Gregotti foi curador de várias exposições na Itália, incluindo a Regarding the Stucky Mill, precursora da Bienal de Arquitetura de Veneza (Créditos: Adriano Alecchi/ Domínio Público)
20/03/2020 | 09:46 - O arquiteto italiano Vittorio Gregotti faleceu, aos 92 anos, no último domingo (15), de pneumonia, em consequência do novo coronavírus. O profissional estava internado em um hospital, localizado em Milão, na Itália, com sua esposa Mariana Mazza, que também foi infectada pelo vírus.
Nascido em 1927, na cidade de Novara, Vittorio Gregotti foi precursor da arquitetura como disciplina independente, tornando-se um dos grandes mestres de sua área e marcando a segunda metade do século XX. Teórico, colunista e urbanista, ele se formou no Politecnico di Milano, e atuou como editor-chefe da revista de arquitetura Casabella.
Gregotti foi curador de várias exposições na Itália, incluindo a Regarding the Stucky Mill, precursora da Bienal de Arquitetura de Veneza. Ele também participou de diversas palestras em importantes universidades pelo mundo.
O profissional concluiu seu curso de arquitetura sete anos após o final da Segunda Guerra Mundial, época em que a Europa estava se reconstruindo. Gregotti se destacou por apresentar propostas com conceitos racionalistas, deixando de lado a arquitetura de vanguarda, que era popular antes do início da guerra. Em seus projetos, Gregotti adotou três mandamentos básicos: simplicidade, organização e precisão.
Entre suas obras de maior prestígio estão: os distritos de Pujiang New Town, em Xangai, e de Bicocca, em Milão; o Teatro de Ópera Arcimboldi, em Milão; o Grand Théâtre de Provence, na França; e o campus da Universidade de Calábria.
O arquiteto italiano também é coautor do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Portugal; e fundador da Gregotti Associati International.

