ArcelorMittal e Saint-Gobain firmam joint venture de educação
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A plataforma de cursos para a construção, batizada de Parceiro da Construção, foi lançada como uma empresa independente, com as duas multinacionais como acionistas igualitárias

A plataforma chegou ao mercado com valor inicial estimado de R$40 milhões, ainda no primeiro dia de lançamento (Foto: Parceiro da Construção/Reprodução)
01/08/2022 | 13:08 – A ArcelorMittal, multinacional produtora de aço, e a Saint-Gobain, multinacional especializada em soluções para o mercado da construção, anunciaram o lançamento da plataforma Parceiro da Construção como uma empresa independente — uma joint venture entre as marcas.
Uma joint venture é a união de duas ou mais empresas já existentes, com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum por um determinado período. Elas podem, ou não, criar uma terceira empresa, mas ambas compartilharão a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos — e é exatamente o que a Parceiro da Construção representa.
Apesar de ter sido criada em 2020 pela Saint-Gobain, a plataforma passa a representar a união da expertise das duas empresas, que se tornaram acionistas igualitárias nessa empreitada. Aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), ela chegou ao mercado com valor inicial estimado de R$40 milhões, ainda no primeiro dia de lançamento.
A Parceiro da Construção possui mais de 100 cursos de capacitação, com certificados gratuitos, que fomentam a qualificação individual e a transformação digital do setor. Agora, com as novidades, o intuito é ampliar a capacitação dos profissionais da construção — setor que vem registrando crescimento segundo os índices. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria brasileira da construção cresceu cerca de 10% em 2021.
O Diretor-Geral da Saint-Gobain Produtos para Construção, Renato Holzheim, comemorou a parceria. “O projeto já é reconhecido entre muitos profissionais do setor. Agora, queremos atingir novos perfis de profissionais e ampliar ainda mais a oferta de cursos e serviços para o ecossistema da construção. Junto com a ArcelorMittal, conseguiremos apoiar ativamente o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, de todo o mercado em parceria com outras empresas do setor”, ele explica.
O intuito da parceria é expandir ainda mais a gama de conteúdos e fomentar o lançamento de outros produtos digitais, também voltados para o mesmo mercado. “Ampliação da comunidade, da base de conteúdos e dos serviços fazem parte dos objetivos da plataforma neste ano. Viabilizar a realização de programas escaláveis de educação continuada e os demais produtos em desenvolvimento abrirá oportunidades de crescimento para os profissionais e terá impacto significativo no desenvolvimento da construção civil como um todo”, comenta Roberto Hentzy, CEO do Parceiro da Construção, que tem mais de 26 anos de experiência no mercado e liderará a nova empresa.
O VP Comercial e Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos, Marcelo Marino, também falou sobre a aposta no desenvolvimento das obras brasileiras. “Esta parceria — e novo investimento no país da ArcelorMittal — representa o encontro da cultura de inovação da nossa marca centenária e o Grupo Saint-Gobain. São duas gigantes que se unem no mercado brasileiro para fomentar o crescimento do setor da construção. Em uma demonstração clara da aposta no desenvolvimento do país e com o olhar acurado para reduzir os gaps educacionais do setor através da geração de conteúdos acessíveis e inclusão digital de toda a cadeia”, ele avalia.

