Arcelor Mittal ganha segundo lugar no prêmio Inovação Brasil 2022
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A produtora de aço foi premiada na categoria “Mineração, Metalurgia e Siderurgia”, no evento anual do Valor Econômico

A premiação avalia as práticas de inovação das empresas que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas (Foto: Massimo Todaro/Shutterstock)
27/07/2022 | 14:27 – A ArcelorMittal, multinacional produtora de aço que também atua no ramo de geração de energia para consumo próprio e tecnologia da informação, conquistou o segundo lugar na categoria “Mineração, Metalurgia e Siderurgia”, do Prêmio Inovação Brasil 2022.
A premiação avalia as práticas de inovação das empresas que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas. Para concorrer, elas precisam ter ao menos 5% de participação privada em seu capital, com receita líquida no Brasil acima de R$ 500 milhões em um dos dois últimos anos fiscais.
Além disso, devem atender aos cinco pilares da cadeia de inovação que determinam o ranking do prêmio: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.
A ArcelorMittal conquistou a mesma colocação pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, em específico, ela também alcançou a posição de número 21 no ranking geral de empresas siderúrgicas, que seleciona as 150 empresas mais inovadoras do país.
A seleção foi realizada pelo júri — composto pela PwC e pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) —, que também destacou outros 24 setores.
Quando questionada sobre quais iniciativas levaram a multinacional à premiação, a ArcelorMittal, que nasceu em Luxemburgo, contou que a inovação foi um dos principais fatores.
A empresa também comentou que possui um de seus 12 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (que fomenta parcerias externas e a criação de ecossistemas de inovação com representantes da iniciativa privada e de entidades do poder público); o Açolab (um laboratório de inovação aberta da indústria do aço); e o Programa iNO.VC (voltado para a aceleração da transformação digital) — descrevendo-se como uma empresa marcada pela inovação.
Ao discorrer sobre o Programa iNO.VC, a ArcelorMittal ainda disse que tem como “intuito acelerar propostas que sejam estratégicas ao segmento e ao ecossistema digital de forma disruptiva, para encontrar soluções que fortaleçam os valores de sustentabilidade e liderança do grupo globalmente”.

