menu-iconPortal AECweb

Após denúncia de abandono, MinC anuncia projeto para Cais do Valongo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Ministério da Cultura planeja construir centro cultural em local tombado onde africanos escravizados desembarcavam no RJ. Seleção do projeto deve acontecer em agosto


Considerado hoje um dos principais marcos da escravidão no mundo, Cais do Valongo tinha problemas de conservação e corria risco de perder título concedido pela Unesco (Crédito: LuizSouza/Shutterstock)

13/07/2018 | 16:11 – O Ministério da Cultura informou em nota que investirá R$ 2 milhões na criação do Centro de Interpretação, Referência e Visitação do Cais do Valongo, no Armazém Docas Dom Pedro II. Uma chamada pública deve ocorrer já no próximo mês para selecionar o projeto para o local.

Enquanto o centro não for inaugurado, o ministério concorda com a ocupação do prédio pela organização não governamental Ação da Cidadania já que, segundo a nota, a desocupação poderia favorecer a depredação e ocupação por grupos criminosos.

O documento afirma que não existe qualquer risco do Cais do Valongo perder seu título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco, há aproximadamente um ano, visto que o prazo estabelecido para a construção do centro de interpretação termina em 2019. O ministério esclareceu ainda que fará todos os esforços necessários para que sejam cumpridos os compromissos com a organização.

Considerado hoje o maior marco da escravidão no mundo, o Cais do Valongo estava abandonado, segundo avaliações realizadas por organizações da sociedade civil. Esta situação poderia fazer com que o patrimônio perdesse seu título, já que a prefeitura não estava cumprindo com as exigências feitas pela Unesco para a manutenção do mesmo. Entre as solicitações estava a construção de um museu nacional, chamado Memorial da Diáspora.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: