Anuário reúne dados do setor de arquitetura e urbanismo no Brasil
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Produzida a partir de dados consolidados de 2016 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, publicação reúne análises sobre profissionais e empresas do segmento
Afetado pela crise econômica, número de Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) de 2016 foi 10% menor do que em 2015 (crédito: Matheus José)
11/10/2017 | 17:32 – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou o Anuário de Arquitetura e Urbanismo de 2016, que traz dados consolidados no ano passado sobre o setor. Entre os destaques da publicação está a constatação de que o País chegou à marca de 143,4 mil profissionais registrados – um salto de 36% em comparação com 2012, quando o conselho realizou um amplo censo com seus membros.
Desse total, cerca de 62,5% são mulheres, 60% tem menos de 40 anos, e 55% atua na região Sudeste. O Estado de São Paulo concentra um terço de todos os profissionais ativos no país e tem um arquiteto para cada 1.095 habitantes. No Brasil o número é de um arquiteto para 1.437 habitantes.
Em 2016, foram efetuados 1,4 milhão de Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs), uma retração de 10% em comparação com o ano anterior. O resultado reflete a diminuição da atividade no setor da construção em decorrência da crise política e da queda de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
A publicação é baseada em dados extraídos do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), que reúnem todos os dados registrados pelos arquitetos e urbanistas por meio das RRTs.
Para ter acesso ao anuário completo, clique aqui.
Leia também: Parceria entre CAU/BR e ABNT oferece descontos em normas técnicas

