menu-iconPortal AECweb

Antigo hotel no centro de São Paulo é convertido em condomínio popular

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Após passar pelo processo de retrofit, hotel Cambridge agora é a casa de 121 famílias

Fachada do Residencial Cambridge
São 85 quitinetes e 36 unidades com um ou dois quartos (Foto: Reprodução/Google Maps)

26/01/2023 | 14:48  — Localizado na região central de São Paulo, o antigo hotel Cambridge — palco de concorridas e luxuosas festas no início dos anos 2000 — tornou-se a casa de 121 famílias após o edifício ter sido convertido em um condomínio de moradias populares.

Leia também

Quais são os documentos necessários para uma reforma?
Retrofit de instalações elétricas: quais as vantagens e quando fazer?
Reformar ou demolir? Veja quando optar por cada uma dessas ações

Inaugurado em 1950, o espaço, que chegou a abrigar celebridades internacionais, decretou falência e foi abandonado em 2004. Pouco tempo depois, em 2011, a Prefeitura desapropriou o empreendimento, que acumulava R$ 6,5 milhões de dívidas de IPTU. Já no ano seguinte, foi ocupado pelo movimento sem-teto.

Em 2016, o hotel foi selecionado para ser transformado em um conjunto habitacional de interesse social, intervenção realizada por meio do Minha Casa Minha Vida. Finalizadas as obras, neste mês de janeiro os beneficiários assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal e receberem as chaves dos apartamentos do condomínio que agora se chama Residencial Cambridge. No total, são 85 quitinetes e 36 unidades com um ou dois quartos.

Retrofit

As obras, que começaram em 2018 e receberam cerca de R$ 14 de investimentos federais, tinham como diretriz preservar a arquitetura original e promover a adequação dos ambientes à legislação vigente. Exemplo que mostra bem esses dois aspectos é a escada de mármore, que foi mantida, mas teve corrimãos, sinalização de emergência e iluminação adicionados.

Além disso, em todas as unidades — equipadas com box de banheiro, tanque de lavar roupa, venezianas e tela de proteção nas janelas —, o piso original em taco de madeira foi preservado. A edificação conta, ainda, com mezanino onde será montada uma brinquedoteca, andar térreo com bicicletário, enfermaria, sala da síndica e refeitório, e uma laje que terá áreas de lazer.

(Com informações do G1)

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: