Aneel fiscaliza 43 barragens de usinas e não identifica anomalias
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Vistorias compreenderam usinas localizadas em 11 estados e no Distrito Federal. Objetivo é fiscalizar, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas

Força-tarefa de fiscalização foi divulgada no início de fevereiro, logo após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho/MG (Créditos: divulgação/ Ibama)
20/03/2019 | 12:17 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que sua força-tarefa realizou, entre os dias 12 de fevereiro e 12 de março, a fiscalização das barragens de 43 usinas hidrelétricas, mas não foram encontradas anomalias graves que afetem a segurança das estruturas. As vistorias compreenderam usinas localizadas em 11 estados e no Distrito Federal. Os resultados das fiscalizações ainda serão divulgados pela a agência.
A previsão da Aneel é fiscalizar, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas, em 18 Estados brasileiros. Após a primeira etapa, entre maio e dezembro, serão realizadas inspeções presenciais em todas as barragens de hidrelétricas classificadas como 'Dano Potencial Alto', totalizando 335 empreendimentos vistoriados no ano. A iniciativa foi divulgada no início de fevereiro, logo após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG).
As barragens são caracterizadas em dois grupos: o primeiro, de dano potencial alto, compreende aspectos referentes à área afetada pela usina, e não às suas condições estruturais; o segundo grupo, de risco, terá análise de itens como documentação do projeto, qualificação técnica da equipe de segurança de barragens, roteiros de inspeção de segurança e monitoramento; e relatórios de inspeção de segurança com análise e interpretação.
A Aneel é responsável pela fiscalização de 616 barragens, distribuídas em 437 hidrelétricas. De acordo com a agência, entre 2016 e 2018 forma feitas vistorias presenciais em 122 usinas.
Leia também:
Senado aprova projeto sobre fortalecimento da segurança de barragens
MPF recomenda conclusão de plano emergencial em 4 barragens de SP
Resolução estabelece extinção de barragens a montante até 2021

