menu-iconPortal AECweb

Aluguel residencial aumenta 2,41% em São Paulo, indica Secovi-SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

“Pesquisa de Valores de Locação Residencial” também mostra que o preço médio dos contratos de locação residencial manteve-se estável em julho

Índice aluguel residencial São Paulo
Percentual ficou muito abaixo do IGP-M, que foi de 33,83% no mesmo período (Foto: MIND AND I/Shutterstock)

18/08/2021 | 17:25 - Entre agosto de 2020 e julho de 2021, o aluguel residencial registrou aumento de 2,41% na cidade de São Paulo. O número faz parte da “Pesquisa de Valores de Locação Residencial”, estudo divulgado mensalmente pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). O percentual ficou muito abaixo do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), aferido pela Fundação Getulio Vargas e que foi de 33,83% no mesmo período. O levantamento indica, ainda, que o valor médio dos contratos de locação residencial manteve-se estável em julho.

O trabalho do Secovi-SP também mostra que as unidades que possuem três dormitórios foram as que tiveram a maior variação no valor médio de locação, com 0,50% no mês. Na sequência, aparecem os imóveis com um dormitório (0,20%) e dois dormitórios (0,10%). Já o Índice de Velocidade de Locação (IVL) ficou entre 30 e 76 dias, sendo que as casas e sobrados foram alugados entre 30 e 55 dias, enquanto nos apartamentos essa espera foi de 27 a 76 dias.

Ainda de acordo com a pesquisa, a garantia mais comum oferecida pelos inquilinos continua sendo o fiador — presente em 45,5% dos contratos assinados em julho. Neste mesmo mês, 39% dos locatários optaram pelo depósito de valores que correspondem a até três meses do aluguel e 15,5% escolheram o seguro-fiança.

Metodologia

A Pesquisa de Locação Residencial monitora o comportamento do mercado de aluguéis no município de São Paulo. Os dados são disponibilizados em valores por metro quadrado (área privativa de apartamentos e área construída de casas e sobrados) e são organizados levando em consideração a grande região da cidade onde estão (Centro, Leste ou Norte).

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: