menu-iconPortal AECweb

Alemanha pode doar até 1 milhão de euros ao Museu Nacional

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Governo anuncia repasse de 180 mil euros a ser utilizado na recuperação do acervo resgatado dos escombros. Cerca de 800 mil euros estão reservados para atender às demandas do museu


Apesar do incêndio ter destruído grande parte do museu, até o momento aproximadamente 1.500 itens já foram recuperados (Créditos: divulgação / Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina)

17/12/2018 | 10:19 - O governo da Alemanha realizou uma doação no valor de 180.800 euros, cerca de 808 mil reais, ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, atingido por um incêndio de grande proporção no início de setembro deste ano. O valor será utilizado para a recuperação do acervo resgatado dos escombros.

Segundo Klaus Zillikens, cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, a verba representa apenas uma etapa inicial. O governo alemão continuará acompanhando os eventos sobre o museu e pretende repassar até 1 milhão de euros para atender as demandas do patrimônio.

Apesar do incêndio ter destruído grande parte do museu, até o momento, aproximadamente 1.500 itens já foram recuperados, entre eles: peças pré-históricas, urnas de cerâmica de origem tupi e marajoara, pedras como turmalina negra, além de bonecas Karajá, registradas como patrimônio imaterial do Brasil.

O diretor do museu, Alexander Kellner, afirma que o trabalho de resgate está seguindo conforme o planejado. Segundo ele, o principal foco está no escoramento das paredes mais frágeis, o que irá viabilizar, aos pesquisadores, acesso ao prédio para procurar as peças. Já o trabalho de cobertura do palácio deve ser iniciado em janeiro.

Estamos bem contentes com a atuação tanto da nossa equipe, quanto da empresa que está trabalhando em parceria com a gente”, explica Kellner.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: