AEClive trata dos desafios da execução de obras durante a pandemia de COVID-19
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Líderes de grandes construtoras falaram sobre as lições que estão aprendendo com a pandemia e quais foram as soluções encontradas para permitir a continuidade das obras em andamento
06/05/2020 | 15:50 - O Portal AECweb realizou mais uma live sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus no dia a dia da construção civil. O evento realizado na última terça-feira (5) tratou sobre "Os desafios na execução de obras em tempos de coronavírus".
A discussão foi realizada com a participação de:
• Hugo Marques da Rosa – Fundador e CEO da Método Engenharia
• Joe Yaqub Khzouz – Fundador e CEO da BKO
• Milton Meyer Filho – Sócio e vice-presidente da MPD Engenharia
• Jorge Batlouni Neto – Fundador e Superintendente da Tecnum Construtora
LIÇÕES APRENDIDAS DURANTE A PANDEMIA
Segundo Hugo Marques da Rosa, fundador e CEO da Método Engenharia, a principal lição aprendida neste período foi sobre a importância da comunicação. O profissional relatou que, devido às obras em andamento, era necessário estreitar essa interação para dar segurança às equipes, transmitindo uma sensação de que existe luz no fim do túnel. "Depois da tormenta vem a bonança. Todos nós estamos fazendo sacrifícios, mas que valerão a pena porque a gente vai atravessar com os nossos colaboradores com saúde e a empresa sobrevivendo e mantendo os empregos, que é o que importa", completou.
Já o fundador e CEO da BKO, Joe Yaqub Khzouz, apontou que a pandemia veio para acelerar o futuro, pois as empresas terão que mudar a forma de trabalhar tanto nos escritórios quantos nas obras. O sócio e vice-presidente da MPD Engenharia também reforçou essa ideia, apontando que “as mudanças causadas pelo coronavírus vieram para ficar e elas têm que estar ligadas ao ponto principal da nossa indústria: as pessoas".
Jorge Batlouni Neto, fundado e superintendente da Tecnum Construtora, apontou que a principal lição aprendida foi a de que não adianta tomar decisões antecipadas. "Cada semana estamos implantando novas coisas", explicou. Além disso, ele destacou o padrão de higiene adotado pela Tecnum Construtora nos canteiros de obra e a facilidade de trabalhar em home office. "O trabalho está funcionando", completou. O profissional também destacou que o SindusCon-SP, do qual é vice-presidente de Tecnologia e Qualidade, está fazendo um trabalho intenso de valorização da construção civil.
CUIDADOS NO CANTEIRO DE OBRAS
Para permitir a continuidade das suas obras, a Método Engenharia começou a monitorar diariamente a saúde dos seus colaboradores, medindo a temperatura e averiguando a manifestação de algum dos demais sintomas da doença. Alguns casos suspeitos foram encontrados e, segundo Rosa, as pessoas foram orientadas a ficar em quarentena - nenhum caso foi confirmado e elas voltaram normalmente ao trabalho. Dentro do canteiro, os principais cuidados são com o refeitório e o vestiário: ambos contam com um espaçamento maior e com divisões de turno para uso, a fim de diminuir a concentração de pessoas dividindo o mesmo espaço. Além disso, todos os espaços e equipamentos passam por higienização para evitar o contágio.
Khzouz também detalhou as medidas tomadas pela BKO para garantir a segurança dos colaboradores dentro do canteiro de obras. Uma das primeiras ações da empresa foi desenvolver um manual para os colaboradores e fornecedores, com os cuidados para se proteger do novo coronavírus. Além disso, os responsáveis pela execução das obras foram divididos em turnos. "Também orientamos a ida e a vinda ao trabalho e afastamos todas as pessoas que estão no grupo de risco até segunda ordem", finalizou.
Ouça também o podcast do evento.


