menu-iconPortal AECweb

AEClive debate sobre as mudanças do consumo causadas pelo coronavírus

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Realizado em parceria com a Eucatex, o evento apresentou a importância de entender o padrão de consumo da geração “Z” para se adaptar ao mundo pós-pandemia

Tubo corrugado DrenPro
Clique na imagem para acessar o vídeo na íntegra

O Portal AECweb, em parceria com a Eucatex, realizou mais uma palestra sobre o impacto do novo coronavírus no consumo. O evento, que foi realizado no dia 24 de abril, apresentou informações sobre as possíveis mudanças no padrão de consumo das pessoas com base no tema "Tendências, decoração & formação de gosto: impactos durante a pandemia”.

Conheça as palestrantes

• Andrea Krause – formada em Desenho Industrial pela FAAP com Mestrado pela FAU-USP. Possui mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o segmento moveleiro e de construção civil. Atua com marketing e ministra palestras.

• Thais Santos – formada em Marketing e especialista em Marketing Digital, faz parte da equipe de Marketing Digital da Eucatex. Nos últimos cinco anos, atuou com lideranças dos estudos sobre tendência e comportamento do consumidor em relação ao morar.

IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO CONSUMO

Segundo Andrea Krause, o advento do coronavírus apresenta um novo cenário para o consumo, pois processos previstos para acontecer em alguns anos serão acelerados devido à pandemia. Para corroborar o assunto, Thais Santos apresentou uma macrotendência do que a Eucatex estava prevendo para o comportamento do consumidor entre 2021 e 2030; a profissional também exibiu aspectos que foram acelerados entre cinco e 10 anos, devido ao atual momento, que devem se consumar assim que a pandemia acabar.

A dupla também apresentou os padrões de consumo das gerações "BB" (1946 a 1960), "X" (1961 e 1979), "Y" (1980 a 1994) e "Z" (1995 a 2010). "Quando a gente entende o comportamento das gerações e olha esse ponto de encontro delas, consegue entender o valor simbólico das coisas. Nós sabemos que estamos indo para um cenário que é fundamental usufruir até porque vamos ser estimulados a consumir menos por questões financeiras por conta de todo esse impacto que nós vamos ter na redução do consumo. Só que agora teremos que escolher outros caminhos, essa é a nossa reflexão", explica Krause.

Santos destacou a importância de se entender a geração "Z" para compreender as mudanças que já aconteceram nos últimos anos a fim de tirar lições que possam ajudar nos próximos meses e no futuro pós-pandemia. "A geração 'Z' não tem o 'ter' como prioridade, eles já vivem com essa concepção de 'eu não preciso ter carro, posso consumir um serviço que me possibilita a locomoção de carro, que é o exemplo do uber'", explica a profissional da Eucatex.

Krause apontou que durante este período o coletivo foi priorizado, pois todos os processos adotados pelas empresas tiveram como intuito preservar a vida. "Nos adaptamos ao vírus, nós fizemos ações para minimizar o risco de tudo isso. Essa geração pensa coletivamente, então essa transformação vai impactar em todos nós", concluiu.

Ouça também o podcast do evento.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: