menu-iconPortal AECweb

AEClive aborda digitalização do varejo no setor de materiais de construção

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Evento tratou, entre outros assuntos, da necessidade de digitalização causada pelo isolamento social e da visão do setor produtivo em relação a esta tendência

Segundo os participantes, o principal desafio está na digitalização dos pequenos varejistas

05/05/2020 | 11:47 - O Portal AECweb está realizando uma cobertura especial sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus, apresentando os efeitos da crise no setor da construção civil e as medidas que estão sendo adotadas por empresas e entidades para reduzi-los.

Com o tema “Vendas na construção civil: desafios da digitalização de lojistas e fabricantes”, a videoconferência AEClive, realizada no dia 24/04, tratou, entre outros assuntos, da necessidade de digitalização causada pelo isolamento social e da visão do setor produtivo em relação a esta tendência.

Para abordar este tema, o evento contou com a participação de:

• Nathan Bampi - Diretor comercial da Pado
• Lilian Esteves Lessa - Diretora da King Ouro
• Guilherme Tiezzi - Cofundador do G8 - Relações construtivas no varejo
• Jose Antonio de Goes Vieira - Diretor comercial na América Latina da Starret
• Fernando Alvarez - Gerente comercial da e-Construmarket

NOVOS DESAFIOS NAS VENDAS DA CONSTRUÇÃO

Segundo o diretor comercial da Pado, Nathan Bampi, a empresa iniciou há 2 anos a digitalização de suas vendas. Um dos primeiros passos que a Pado deu neste processo foi estruturar a base de venda e pós-venda, a partir da implementação dos sales force na área comercial e do Zendesk na área de pós-venda.

Após a preparação desta base, foi implementada, cuidadosamente, a digitalização nas lojas de bairro (pequenos varejistas) que comercializam os produtos da Pado. Nathan informou que, para auxiliar o varejo dos produtos, a empresa acelerou, durante a quarentena, a digitalização do pequeno varejista.

Hoje, a Pado já possui mais de mil lojas cadastradas em seu site. Estas lojas conseguem cadastrar, digitalmente, seu estoque físico para atender ao consumidor final, o que facilita o processo de compra e pode gerar mais lucro.

Nathan disse, ainda, que existem várias plataformas diferentes e que não existe uma solução perfeita referente a toda a cadeia produtiva, mas é importante o máximo possível de canais disponíveis para o consumidor.

A diretora da King Ouro, Lilian Esteves Lessa, informou que sua empresa atende cerca de 5 mil lojas, mensalmente, no Rio de Janeiro, e ao visitar alguns clientes, para entender o mercado no atual cenário, ela verificou que muitos deles passaram a utilizar o e-commerce na compra de materiais de construção.

“Vimos uma utilização intensa do Whatsapp para a entregas de miudezas, pois antes só eram feitas as entregas de materiais mais brutos e vendas maiores.”

Ela disse, ainda, que tanto a indústria quanto o distribuidor precisam auxiliar o pequeno varejista na digitalização. Dessa maneira, as lojas poderão aumentar o seu mix de produtos, a partir da integração de seus estoques.

Guilherme Tiezzi, cofundador do G8, complementou dizendo que logística é fundamental nesse processo de digitalização, já que o consumidor final quer agilidade na entrega do produto.

“A malha logística hoje disponibilizada a serviço de um modelo mais integrado de distribuição, a capacidade de crédito e o relacionamento pessoal que a equipe do distribuidor tem no dia a dia com o lojista é fundamental para esta digitalização, mantendo a força da relação, da confiança e do desenvolvimento desse comércio no bairro”, finaliza.

MEDIDAS DA INDÚSTRIA

Jose Antonio de Goes Vieira, diretor comercial na América Latina da Starret, informou que sua empresa passou a ver com muito mais atenção o mundo digital. Segundo ele, o principal objetivo e grande desafio é a integração entre fabricante, distribuição e varejo. Ele também disse que este desafio necessita de um grande esforço em conjunto e um trabalho colaborativo entre as diferentes áreas do mercado.

Para Fernando Alvarez, gerente comercial da e-Construmarket, o mais importante é implementar uma solução que contemple a indústria e a distribuição, com seus respectivos sistemas de gestão e, fundamentalmente, o pequeno varejo.

Ouça também o podcast do evento.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: