menu-iconPortal AECweb

Acidente na obra: um morre e quatro ficam pendurados a 140m

Texto: Vinícius Veloso

A estrutura metálica que cedeu conectava duas edificações de 33 pavimentos. Segundo a Prefeitura, a obra possui alvará e não existem irregularidades. Perícia será feita hoje

Operários pendurados após desabamento de estrutura metálica em obra na zona sul de São Paulo(Foto: Reprodução / X / @cesarspo)

18/10/2023 | 09:20 — Um desabamento deixou quatro operários pendurados a 140 metros de altura em um canteiro de obras em São Paulo. O acidente, que também causou um óbito, ocorreu na tarde de ontem (17), por volta das 16h. A estrutura metálica que cedeu conectava duas edificações de 33 pavimentos que estão em execução e têm entrega prevista para 2025.

Para atender a ocorrência, 10 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local da construção, que fica na Chácara Santo Antônio, bairro da zona sul da cidade. O helicóptero Águia também precisou ser acionado e participou da operação. Todos os trabalhadores foram socorridos e apenas um deles demandou atendimento médico por conta de dores no corpo.

Segundo a Prefeitura, a obra possui alvará e não existem irregularidades. Após o acidente, a administração municipal interditou parcialmente a área das calçadas e arredores das torres. Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Civil deve visitar o canteiro para realização da perícia.

Responsáveis técnicos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) informou que vai apurar o caso e busca identificar os responsáveis técnicos pelo projeto. Por meio de nota, a entidade lembrou que para quaisquer atividades e serviços de construção, tanto as empresas quanto os profissionais contratados precisam estar registrados no Crea-SP.

"Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja registrada uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), definindo a participação técnica", continua o texto.

Caso sob apuração

A EZTEC, responsável pela obra, também se manifestou por meio de nota. A empresa lamentou o fato e declarou que, apesar de existirem equipamentos de proteção e segurança, um dos operários veio a óbito por uma fatalidade. “O caso está sob apuração e, neste momento, o que se sabe é que houve um acidente na plataforma de trabalho e segurança. A empresa seguirá todas as recomendações das autoridades competentes", indica o texto da construtora.

Com informações do portal G1

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: