menu-iconPortal AECweb

Abramat aponta queda na intenção de investimento no setor produtivo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Conforme o levantamento, 65% dos empresários relataram ter pretensões de investimento para os próximos 12 meses, queda de 4 pontos percentuais em relação a julho


Pesquisa também apontou que 59% das associadas consideram que o resultado do desempenho em vendas no mês de agosto foi “bom” ou “muito bom” (Créditos: Cassiohabib/ Shutterstock)

05/09/2019 | 08:59 - Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) em agosto, 29% das 49 empresas associadas à entidade se disseram otimistas quanto às ações governamentais para os próximos meses, uma alta de 2 pontos percentuais face ao mês anterior (27%), enquanto 59% das associadas demonstraram indiferença e outros 8% relataram pessimismo. Este é o terceiro mês consecutivo de crescimento do otimismo.

Apesar do resultado, os números de intenções de investimento no setor tiveram queda. Conforme o levantamento, 65% dos empresários relataram ter pretensões de investimento para os próximos 12 meses – diminuição de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 5 pontos percentuais em comparação a junho. A utilização da capacidade instalada no setor também caiu, passando de 73% em julho para 71% em agosto.

A pesquisa apontou, ainda, que 59% das associadas consideram que o resultado do desempenho em vendas no mês de agosto foi “bom” ou “muito bom”, 35% informaram ter sido “regular”, e 6%, “ruim” ou “muito ruim”. Com relação ao faturamento no mês de setembro, os percentuais se mantiveram os mesmos.

Segundo o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, “os diferentes índices e pesquisas apontam para um cenário menos turbulento nos próximos meses, se mantidas as tendências de retomada do investimento e de aumento da demanda”.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: