ABECE promove curso sobre concreto protendido
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O curso sobre concreto protendido realizado com sucesso em Londres e São Paulo chega a Minas Gerais por intermédio da ABECE

O curso Concreto Protendido (Pós-Tração) - Projeto e Construção, que visa fornecer uma base de conhecimentos e subsídios para o desenvolvimento eficiente de projetos em estruturas protendidas, chega a Contagem (MG) de 5 a 7 de maio de 2016.
Este curso já vem sendo realizado há mais de sete anos, com muito sucesso, no Imperial College de Londres, com a participação de profissionais de vários países da Europa, Oriente Médio e, inclusive, por brasileiros.
Em São Paulo, sob a promoção da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e da Adapt Corporation, com apoio da Belgo Bekaert Arames, Ativa Protensão, Impactosul e Impacto Protensão, reuniu, no ano passado, dezenas de profissionais interessados em conhecer os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de construção em concreto protendido, normas disponíveis, procedimentos de projeto e ferramentas de software.
O curso chega agora ao território mineiro e será ministrado pelos Ministrado pelos engenheiros Bijan O. Aalami (educador de renome internacional e líder na análise e projeto de estruturas de concreto com especialização em protensão), Carine B. Magalhães e Giordano José Loureiro.
Engenheiro estrutural experiente e desenvolvedor de softwares, Bijan Aalami é professor emérito de Engenharia Civil na San Francisco State University com doutorado em Engenharia Estrutural no Imperial College of Science and Technology and Medicine, em Londres. Foi reconhecido como o primeiro membro vitalício do Instituto de Pós-Tração - PTI pelo seu trabalho de décadas de contribuição para a indústria da protensão. É sócio vitalício da ASCE, membro honorário do Instituto Argentino de Engenheiros Estruturais e vem mantendo cursos educacionais e webseminários de engenharia nos Estados Unidos. Como diretor geral da Adapt Corporation tem participado ativamente, há mais de 30 anos, na concepção e construção de números edifícios de concreto, pontes e estruturas especiais, em particular protendido (pós-tração). Foi o líder do projeto da suíte de softwares da Adapt que está servindo os engenheiros de projetos de concreto em mais de 85 países do mundo.
Carine B. Magalhães é formada em Engenharia de Estruturas, tendo 17 anos de experiência dedicada ao desenvolvimento de projetos de estruturas protendidas. Participou da conceção de projetos que incluem edifícios residenciais, comerciais, garagens, edifícios de grande altura, shoppings centers, hospitais, terminais de aeroporto, lajes de transição e lajes com uma variedade de estruturas complexas. Como vice-presidente de Serviços de Engenharia da Adapt, Carine supervisiona a equipe de engenheiros e projetistas que realizam pesquisa especializada, projetos e serviços de desenho para projetos de edificios em concreto protendido. Possui projetos desde lajes de transição na Califórnia, projetos de grande porte (mais de 500.000 m2) com programação acelerada em Dubai, até um arranha-ceú de 84 andares no Qatar.
Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará, Giordano José Loureiro é projetista de estruturas de concreto armado e protendido, tendo executado centenas de projetos de pontes e edifícios, destando mais de 100 mil m2 de lajes lisas protendidas e algumas pontes com vigas pré-moldadas protendidas. É autor e instrutor do curso Teoria e Prática Atuais do Projeto de Lajes Protendidas, que desde 2003 foi realizado em mais de 10 capitais do Brasil. É professor de Concreto Protendido no curso de pós-graduação da Metrocamp – Campinas/SP, representante da Adapt Brasil, desde 2002, sendo responsável pelo suporte técnico de softwares específicos para o cálculo de estruturas protendidas. É membro do Comitê Técnico ABECE/Ibracon CT-301, tendo participado ativamente da comissão de revisão da NBR 6118.
O curso Concreto Protendido (Pós-Tração) - Projeto e Construção que os três instrutores ministrarão em São Paulo (SP) abrangerá os conceitos práticos de projeto e procedimentos de projeto de vigas, lajes planas protendidas em uma ou duas direções (veja programa completo em http://site.abece.com.br/index.php/cursos).
É dirigido a engenheiros de estruturas envolvidos em projetos de concreto armado e protendido (pós-tração), empreiteiros interessados no projeto estruturas protendidas (pós-tração), engenheiros responsáveis pela Avaliação Técnica de Projetos em concreto protendido (pós-tração), acadêmicos e estudantes que tenham interesse e experiência em projeto de concreto, engenheiros de planejamento, engenheiros envolvidos com reformas de edifícios com estruturas em concreto protendido (pós-tração) e engenheiros de perícias que lidam com estruturas protendidas (pós-tração).
As aulas serão realizadas de 5 a 7 de maio, das 8 às 17h, na Av. General David Sarnoff, 909 A – Cidade Industrial – Contagem – MG. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por intermédio do endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes, onde constam todas as condições de pagamento com descontos para associados da ABECE e da Adapt.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou e-mail eventos@abece.com.br.

