ABECE apoia curso promovido pela MGodoi Consultoria Empresarial
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Qualidade e durabilidade das estruturas de concreto é tema de curso apoiado pela ABECE na capital mineira

Por intermédio da Regional Belo Horizonte, a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) apoia a realização do curso Qualidade e Durabilidade das Estruturas de Concreto promovido em 25 de agosto de 2015, na capital mineira, pela MGodoi Consultoria Empresarial e ministrado pelos engenheiros Leonardo Braga Passos e José Eduardo de Aguiar.
O curso tem 5 horas-aulas e visa levar aos participantes os conceitos básicos referentes à qualidade e durabilidade das estruturas de concreto, iniciando com os cuidados a serem tomados na elaboração do projeto estrutural, no estudo da gênese das manifestações patológicas e suas consequências estruturais, que fundamentam as necessidades de manutenções para que as estruturas alcancem a vida útil requerida pela Norma Brasileira NBR 15575:2013.
É dirigido a profissionais que atuam na construção civil, empresários, engenheiros, arquitetos, professores, consultores, tecnólogos, técnicos e estudantes, que tenham por objetivo adquirir conhecimentos relacionados à Qualidade e Durabilidade das Estruturas de Concreto.
Seu programa contempla: Análise Técnica de Projetos e Inspeção de Estruturas: Como proceder (Acidentes estruturais, Item 5 da NBR 6118:2014 – Projetos de Estrutura de Concretos, O que é Avaliação Técnica de Projetos Estruturais de Concreto - ATP? , Recomendações para a atividade de ATP pela ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, Porque fazer ATP?, Porque fazer inspeção estrutural? / Gênese das manifestações patológicas, consequências estruturais (História do concreto armado; Mecanismos de deterioração do concreto; Conceitos de durabilidade das estruturas de concreto armado; Principais práticas que influenciam a durabilidade do concreto armado; Recomendações da NBR 6118:2014 e 15575:2013; Procedimentos e aparelhagens para inspecionar estruturas de concreto; Principais técnicas para recuperar as estruturas; Controle e prevenção da corrosão das armaduras; Importância de implantar sistemas de controles e certificação de qualidade nas obras; Estudos de casos no Brasil e no exterior.
O instrutor Leonardo Braga Passos é formado em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC, Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), é diretor da Regional Belo Horizonte da ABECE e Sócio Diretor da PI-Engenharia e Consultoria Estrutural e da Revitalizar Engenharia de Recuperação. Possui larga experiência na realização de projetos estruturais em obras industriais, residências, aeroportuárias, comerciais e públicas.
Formado em Engenharia Civil pela UFMG em 1977, José Eduardo de Aguiar é mestre em Construção Civil pelo Departamento de Materiais da UFMG (2006), Doutor pelo Departamento de Hidráulica da UFMG (2012), Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia (IBAPE-MG), Professor de Patologia e Durabilidade de Concreto do Curso de Especialização da Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFMG, IEC PUC-Minas, IBAPE-MG e Instituto IDD. É autor de inúmeros trabalhos técnicos em congressos e em revistas nacionais e internacionais sobre durabilidade de concreto e recuperação de estruturas e Diretor Técnico da Recuperação Engenharia, empresa de consultoria, projetos, gerenciamento e certificação de obras (QVD), especializada em patologia de concreto e durabilidade das construções.
O curso será realizado na MGodoi Consultoria Empresarial (Rua Santa Catarina, 1630 - Sala 202 - Lourdes - Belo Horizonte – MG) das 8h30 às 13h.
O investimento é de R$ 100,00 para associados da ABECE, do Sinduscon-MG, do Sicepot, do Ibape e para estudantes) e R$ 150,00 para demais profissionais. As vagas são limitadas e informações sobre inscrições devem ser obtidas por intermédio do telefone (31) 3267-0385 e e-mail mgodoi@mgodoi.com.br

