Abandonado por mais de 50 anos, hospital vira moradia popular no RS
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Edifício construído na década de 50 foi ocupado em 2013 pelo Assentamento 20 de Novembro. Projeto para revitalização do local procura outros patrocinadores

O planejamento do edifício revitalizado conta com a participação dos moradores da ocupação (crédito: divulgação / CAU/RS)
10/04/2018 | 09:55 – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) vai patrocinar o projeto Assentamento 20 de Novembro, proposto pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs). O financiamento faz parte do programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), do CAU/RS, que lançou um edital de patrocínio em 2017. O projeto deve tornar um prédio abandonado há 50 anos em um conjunto residencial para aproximadamente 40 famílias em situação de vulnerabilidade social.
O edifício federal, construído em 1955, inicialmente seria destinado a um hospital para funcionários da Rede Ferroviária Federal, mas o projeto foi abandonado. Depois de 50 anos sem uso, a ocupação Assentamento 20 de Novembro se estabeleceu no local em 2013, direito concedido de forma legal em 2016. O projeto de recuperação foi aprovado pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades e assumido pelo escritório AH! Arquitetura Humana.
Atualmente, o projeto está em tramitação Comissão de Análise e Aprovação da Demanda Habitacional Prioritária (CAADHAP). No escopo, o fundo do prédio principal, que hoje está completamente deteriorado, será transformado em um conjunto de habitações populares, além de espaço com biblioteca e centro cultural. Os tijolos retirados na etapa de demolição serão remodelados e voltarão a compor a arquitetura do edifício em forma de cobogós. Como a premissa do projeto é ser fiel às raízes, conta com a participação de todos os moradores da ocupação.
A iniciativa faz parte do projeto Morar Sustentável, do Saergs.
Quer saber as últimas notícias sobre arquitetura? Acesse:
Projeto de moradias infantis é finalista no Prêmio Mies Crown Hall
Bairro da Zona Leste recebe a maior unidade do Senac São Paulo
RJ receberá evento sobre patrimônio arquitetônico luso-brasileiro

