6° edição da Greenbuilding Brasil acontece em agosto
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Programa Madeira é Legal da WWF-Brasil é destaque no evento
A 6ª edição da Greenbuilding Brasil, evento de negócios voltado para o setor de construção sustentável, que acontece entre 11 e 13 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, vai contar com um stand sobre o programa Madeira é Legal da WWF-Brasil. A programação também incluirá palestras e simpósios sobre madeira certificada no Brasil.
O programa Madeira é Legal tem como objetivo apresentar as vantagens do uso de madeira responsável na construção de estruturas. “Ao utilizar madeira responsável ou certificada, você contribui com a conservação das florestas brasileiras, com a geração de renda das comunidades e das empresas extrativistas e com o amadurecimento do mercado de construção sustentável no Brasil”, explica o Analista Sênior do WWF-Brasil, Ricardo Russo.
A participação do programa na GreenBuilding Brasil Conference é uma realização do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Sindicato do Comércio Atacadista de Madeira de São Paulo (Sindimasp) e do WWF-Brasil. A ação possui apoio da Comunidade Europeia.
Aquisição e uso responsável de madeira na construção civil
O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), promove a aquisição e uso responsável de madeiras na construção civil. Fruto desse posicionamento, o sindicato possui cartilhas de orientação para empresários do setor.
É possível consultar o guia “Aquisição Responsável de Madeira na Construção Civil - Guia Prático para Construtoras”, publicação produzida em conjunto entre o SindusCon-SP e a WWF-Brasil com o propósito de estimular a utilização responsável da madeira e apresentar didaticamente como as construtoras e incorporadoras podem garantir a aquisição do insumo de origem legal.
Em outra parceria de sucesso, o Comasp, juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente / PMSP e a Divisão de Produtos Florestais do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, desenvolveu o guia “Madeira – Uso sustentável na construção civil”. O objetivo é promover o uso de madeiras que criem menor impacto ambiental, por meio da elaboração de uma lista de espécies que possam substituir aquelas mais visadas pelo mercado. (AH e Enzo Bertolini).

